metropoles.com

DF: após cobrança na Justiça, Saúde comprará remédio com canabidiol

Secretaria de Saúde abriu pregão para compra de medicamento à base de canabidiol, sob custo estimado de R$ 5,1 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/DPE-SC
Canabidiol - Metrópoles
1 de 1 Canabidiol - Metrópoles - Foto: Reprodução/DPE-SC

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu um pregão para compra de medicamento à base de canabidiol, após denúncias de famílias que precisam do remédio e uma decisão judicial que obrigou a pasta a regularizar o tratamento. O pregão está publicado no Diário Oficial do DF, sob custo estimado de R$ 5,1 milhões.

Os medicamentos à base de canabidiol são utilizados em casos específicos para tratamento da epilepsia, por exemplo. As empresas interessadas podem enviar as propostas até o dia 7 de fevereiro, seguindo as especificações da Secretaria de Saúde, como serem solução oral, de 200 mg/ml, com frasco de 30 ml com seringa dosadora.

Como o Metrópoles mostrou neste mês, o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) chegou a condenar a Saúde do DF a regularizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de ação civil pública movida pela 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus).

A decisão foi publicada em 10 de agosto de 2023. No entanto, a pasta recorreu. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) apresentou manifestação solicitando a manutenção da sentença.

“Estudos mais recentes comprovam que o uso recorrente do canabidiol gera uma menor ocorrência de convulsões aos usuários epiléticos e, portanto, uma melhor qualidade de vida. É de suma importância que o Distrito Federal, que sempre esteve na vanguarda no que diz respeito ao fornecimento do canabidiol através do SUS, busque alternativas eficientes para o seu abastecimento nas Farmácias de Alto Custo, dando cumprimento ao comando judicial que assim o determinou”, afirmou o promotor de Justiça Marcelo Barenco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?