metropoles.com

DF aplicou 77 doses vencidas de vacina contra Covid. Veja locais e lotes

Aplicações fora do prazo de validade são da AstraZeneca. No fim de abril, o Metrópoles identificou 1,2 mil casos no país; agora, são 25.935

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara / Especial Metrópoles
Vacinação de pessoas em situação de rua no DF
1 de 1 Vacinação de pessoas em situação de rua no DF - Foto: Gustavo Alcântara / Especial Metrópoles

O Distrito Federal aplicou 77 doses vencidas de vacinas contra Covid-19. O problema se repetiu em pelo menos 1.532 cidades brasileiras, que continuaram a aplicar imunizantes fora do prazo de validade, mesmo depois de o problema ter sido revelado pelo Metrópoles em abril deste ano.

Levantamento da Folha de S.Paulo, repetindo o método utilizado na investigação promovida pelo Metrópoles, apontou 25.935 casos. No fim do quarto mês do ano, eram 1,2 mil ocorrências.

Veja onde foram aplicadas as doses no DF e todos os lotes que já passaram do prazo de validade:

2 imagens
1 de 2

2 de 2

Os problemas dizem respeito a oito lotes de imunizantes da AstraZeneca que expiraram entre 29 de março e 4 de junho. De acordo com a Folha, a campeã em aplicações de vacinas vencidas é a cidade paranaense de Maringá, com 3.563 casos, seguida por Belém (PA), com 2.673 ocorrências, e São Paulo (SP), com 996 situações.

Caso a vacina seja aplicada depois da validade, o principal risco é a ineficácia do imunizante.

O outro lado

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde afirma que não houve registro de imunizantes aplicados fora do prazo de validade no Distrito Federal: “No momento, a pasta dedica-se a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações, bem como as medidas cabíveis a este caso”.

De acordo com a pasta distrital, “nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente. Caso o digitador não altere esta data de aplicação na hora de fazer o registro no sistema, corre-se o risco de a vacina ser registrada como uma aplicação fora do prazo de validade”.

A SES-DF ressalta que possui o controle de todos os prazos dos fármacos armazenados e distribuídos às regiões de saúde e “que jamais distribuiria vacinas que não estivessem em conformidade com todas as normas de segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?