DF aplicou 184 mil doses contra Covid em moradores de outros estados
Maior parte desse público é do estado de Goiás, responsável por 44,94% dos imunizantes aplicados em moradores de outras unidades federativas
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicou 184.865 doses de imunizantes contra Covid-19 em pessoas que moram em outros estados, mas se vacinaram na capital federal. No total, até a última segunda-feira (12/7), 1.483.791 doses haviam sido aplicadas na capital federal.
A maior parte desse público não residente do DF veio do estado de Goiás, que corresponde a 44,94% das doses aplicadas em moradores de outras regiões.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e, portanto, não há restrição quanto à aplicação da primeira dose em quem não vive na capital.
Foram contabilizadas 58.518 pessoas de Goiás que iniciaram o esquema vacinal no DF com a primeira dose (D1); 22.784 desse estado completaram com a segunda aplicação (D2). Com a dose única (DU), 1.785 goianos imunizaram-se em solo brasiliense. No que se refere aos pacientes que são provenientes de Minas Gerais e tomaram o fármaco contra a Covid-19 na capital federal, 14.790 receberam a D1; 5.883, a D2; e 235, a DU.
Veja os números por estado:
Vacinação nesta quarta-feira (14/7)
O Distrito Federal continua, nesta quarta-feira (14/7), a imunização contra Covid-19 de gestantes e puérperas, profissionais da segurança e trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Pessoas que agendaram a vacina por faixa etária também serão atendidas.
Em Brasília, a imunização por idade contempla as pessoas com mais de 41 anos. As doses usadas para aqueles que agendaram no último sábado (10/7) são da Pfizer; essas unidades chegaram ao DF na quinta-feira (8/7). Gestantes e puérperas, profissionais da segurança e trabalhadores do SLU recebem doses de Coronavac, que desembarcaram na capital na última sexta-feira (9/7).
A imunização das pessoas agendadas no sábado e das gestantes e puérperas ocorre nos 55 pontos de vacinação. Os profissionais da segurança serão atendidos na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, por lista nominal. Os trabalhadores do SLU devem se comparecer ao Estacionamento 13 do Parque da Cidade e à UBS 1 do Lago Norte.
Mais doses
O Governo do Distrito Federal (GDF) ainda não tem previsão de quando vai abrir vagas para agendamento, já que precisa que o Ministério da Saúde envie mais doses. Apesar disso, Brasília espera receber mais 250 mil unidades de vacina contra Covid-19, além do repasse normalmente feito pelo governo federal.
Segundo fontes do governo local informaram à coluna Grande Angular, a negociação com o Ministério da Saúde está avançada. A expectativa é que a primeira remessa, com 50 mil imunizantes, chegue nesta sexta-feira (16/7). O GDF espera também receber, em agosto, 500 mil doses contra a Covid-19.