DF aplicou 16% das vacinas contra Covid em pessoas de outras UFs
Acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e não restringe o acesso à primeira dose da vacina, informa Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Até agora, o Distrito Federal aplicou 171.656 doses de vacina contra a Covid-19 em pessoas de outras unidades da Federação , considerando-se a primeira e a segunda aplicação, o que equivale a 16% do total de imunizantes distribuídos na capital. No total, foram 1.410.840 doses aplicadas em Brasília.
Os moradores dos cinco estados que mais procuraram o DF foram os de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente. Apenas em residentes desses cinco estados, foram administradas 127.102 doses, o que que corresponde a 74,03% das vacinas aplicadas em pessoas de fora do DF.
Esses números são divulgados no balanço semanal da Secretaria de Saúde (SES), com dados extraídos do e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde. Com as informações do Cartão Nacional de Saúde, é possível identificar o local de residência do cidadão.
A SES lembra que o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e, portanto, não restringe o acesso à primeira dose da vacina a pessoas que não moram no DF. No entanto, para receber a segunda dose, é necessário ter iniciado o esquema vacinal em solo brasiliense.
No caso de o morador do DF ter se vacinado fora da capital federal, para receber a dose de reforço, será necessário justificar, via Ouvidoria, o motivo de ter se vacinado em outro local. (Com informações da Secretaria de Saúde)