metropoles.com

DF aparece em terceiro no ranking de isolamento social durante o feriado

Dia do Trabalhador fez com que os brasileiros, no geral, ficassem mais em casa, mas ainda longe dos 70% de adesão considerados ideais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Aglomeração em agência da Caixa em Ceilândia
1 de 1 Aglomeração em agência da Caixa em Ceilândia - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Depois de uma das piores marcas na adesão ao isolamento social desde o início da medida por causa do novo coronavírus, a maioria dos brasileiros voltou a ficar em casa no feriado de sexta-feira (1º/05). No Distrito Federal, por exemplo, terceiro colocado nacional no ranking da quarentena, 56,85% das pessoas obedeceram a recomendação.

No geral, Maranhão (57,76%) e Pará (57,35%) ficaram na ponta da lista que mede as unidades federativas que mais aderiram ao isolamento social.

Confira o ranking:

Ranking Dos Estados (15) by Leonardo Meireles on Scribd

Na última quinta-feira (30/04), os índices mostraram que a quarentena realmente foi deixada de lado pelos brasileiros. A média nacional atingiu somente 39,8%. O número retorna a marcas atingidas no princípio da quarentena na maioria das cidades: em 16 de março, a porcentagem de adesão chegou a 38,5%.

No mesmo dia, o Distrito Federal voltou a figurar em primeiro lugar na lista, mas com um número bastante aquém do desejado: 49,3%. Assim, nem metade da população na capital do país aderiu ao isolamento social.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que 70% das pessoas ficassem em casa para evitar o contágio da Covid-19.

O ranking é fornecido pela empresa de software In Loco. Os responsável utilizam dados de geolocalização de 60 milhões de dispositivos móveis, sem que a privacidade do usuário seja afetada.

Mortes no DF

No início da tarde deste domingo (03/05), a Secretaria de Saúde do DF  divulgou mais uma vítima do coronavírus na capital. Assim, a cidade chega a 33 mortes.

A vítima é um homem de 67 anos, residente do Sol Nascente, e possuía comorbidades (diabetes e hipertensão). Segundo a Secretaria de Saúde, ele começou a sentir os primeiros sintomas em 07/04, sendo internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) em 17/04, onde morreu nesse sábado (02/05).

O número de infectados chega agora a 1.636, com 984 pessoas recuperadas da doença. Os diagnósticos foram obtidos a partir de 1.494 testes normais (PCR) e 149 exames rápidos.

Existem 57 pacientes internados em enfermarias de hospitais no DF, enquanto 44 se encontram em unidades de terapia intensiva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?