DF aparece em terceiro no ranking de isolamento social durante o feriado
Dia do Trabalhador fez com que os brasileiros, no geral, ficassem mais em casa, mas ainda longe dos 70% de adesão considerados ideais
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de uma das piores marcas na adesão ao isolamento social desde o início da medida por causa do novo coronavírus, a maioria dos brasileiros voltou a ficar em casa no feriado de sexta-feira (1º/05). No Distrito Federal, por exemplo, terceiro colocado nacional no ranking da quarentena, 56,85% das pessoas obedeceram a recomendação.
No geral, Maranhão (57,76%) e Pará (57,35%) ficaram na ponta da lista que mede as unidades federativas que mais aderiram ao isolamento social.
Confira o ranking:
Ranking Dos Estados (15) by Leonardo Meireles on Scribd
Na última quinta-feira (30/04), os índices mostraram que a quarentena realmente foi deixada de lado pelos brasileiros. A média nacional atingiu somente 39,8%. O número retorna a marcas atingidas no princípio da quarentena na maioria das cidades: em 16 de março, a porcentagem de adesão chegou a 38,5%.
No mesmo dia, o Distrito Federal voltou a figurar em primeiro lugar na lista, mas com um número bastante aquém do desejado: 49,3%. Assim, nem metade da população na capital do país aderiu ao isolamento social.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que 70% das pessoas ficassem em casa para evitar o contágio da Covid-19.
O ranking é fornecido pela empresa de software In Loco. Os responsável utilizam dados de geolocalização de 60 milhões de dispositivos móveis, sem que a privacidade do usuário seja afetada.
Mortes no DF
No início da tarde deste domingo (03/05), a Secretaria de Saúde do DF divulgou mais uma vítima do coronavírus na capital. Assim, a cidade chega a 33 mortes.
A vítima é um homem de 67 anos, residente do Sol Nascente, e possuía comorbidades (diabetes e hipertensão). Segundo a Secretaria de Saúde, ele começou a sentir os primeiros sintomas em 07/04, sendo internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) em 17/04, onde morreu nesse sábado (02/05).
O número de infectados chega agora a 1.636, com 984 pessoas recuperadas da doença. Os diagnósticos foram obtidos a partir de 1.494 testes normais (PCR) e 149 exames rápidos.
Existem 57 pacientes internados em enfermarias de hospitais no DF, enquanto 44 se encontram em unidades de terapia intensiva.