metropoles.com

DF: alunos da rede pública podem se inscrever para intercâmbio nos EUA

Inscrições para o Jovens Embaixadores vão até 9/2. Serão escolhidos 50 estudantes da rede pública do Brasil para intercâmbio nos EUA em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Aluno com uniforme sentado em carteira azul, de costas, e outros alunos em sala de aula ao fundo
1 de 1 Aluno com uniforme sentado em carteira azul, de costas, e outros alunos em sala de aula ao fundo - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Estão abertas, até o dia 9 de fevereiro, as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2022, promovido pela embaixada e por consulados dos Estados Unidos no Brasil. Nesta edição, serão selecionados 50 estudantes para um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Podem se inscrever alunos de ensino médio da rede pública que estejam engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo ou impacto social e que buscam soluções para problemas em suas comunidades. As inscrições e a consulta ao edital podem ser feitas pelo site do programa.

Para participar, é preciso ter perfil de liderança, excelentes notas e boa fluência oral e escrita em língua inglesa (o candidato precisa ser capaz de se comunicar no idioma, ainda que cometa erros gramaticais e/ou de concordância).

Além disso, o estudante deve atender aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro, ter idade entre 15 e 18 anos ao longo da duração do programa, não completar 19 anos até 31 de julho de 2022, estar matriculado no ensino médio da rede pública, ter cursado ou estar cursando pelo menos a 1ª série em 2021, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior e nunca ter viajado aos Estados Unidos.

Resultado

Os selecionados serão anunciados em abril de 2022, e o intercâmbio está previsto para acontecer em julho, de forma 100% presencial nos Estados Unidos, se a pandemia da Covid-19 e as condições na época permitirem. Caso isso não seja possível, os selecionados serão convidados para um intercâmbio virtual em formato interativo.

O processo seletivo passará por sete etapas, que vão desde o preenchimento do pré-cadastro, provas escrita e oral em língua inglesa, até o anúncio oficial.

Todas as despesas quanto à participação no programa serão custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos. O único custo que fica a cargo dos participantes é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.

Jovens Embaixadores

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002, o programa Jovens Embaixadores conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e rede de ex-bolsistas de programas de intercâmbio do governo dos Estados Unidos. Conta também com o apoio institucional das empresas FedEx, MSD e IBM.

O Jovens Embaixadores é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Durante a primeira semana de viagem aos Estados Unidos, os estudantes conhecem Washington, capital norte-americana, e seus principais monumentos. Participam ainda de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem e de reuniões com organizações do setor público e privado, além de visitar escolas e projetos sociais.

Com informações da Secretaria de Educação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?