metropoles.com

DF: alunos com cartões bloqueados terão acesso liberado em ônibus

GDF ainda não identificou as causas das falhas do Passe Estudantil, que afetam a volta às aulas na rede pública de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Cartão do passe livre
1 de 1 Cartão do passe livre - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

As empresas devem liberar o transporte gratuito de estudantes nesta segunda-feira (29/07/2019). O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu garantir as viagens de graça após falhas no sistema do Passe Livre Estudantil nesta manhã, durante a volta às aulas na rede pública de ensino.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, as empresas concessionárias devem liberar a entrada dos estudantes no transporte coletivo mesmo se o cartão estiver bloqueado. A princípio, a medida é válida apenas para esta segunda-feira. A pasta ainda não tem dimensão de quantos cartões apresentaram falhas, mas destacou que elas não atingiram 100% dos alunos. Não sabe também o que causou também o problema.

Após recesso do meio do ano, 460 mil alunos da rede pública de ensino do DF voltaram às aulas. Davi Neves, 17 anos, teve que pagar R$ 5 para pegar o metrô de Ceilândia até o Setor Leste, na 611/612 Sul, onde estuda. “Não consegui passar. O meu cartão tá dando como se estivesse vencido”, contou.

6 imagens
Davi Neves teve de pagar passagem, após falha no cartão do Passe Livre
1 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Davi Neves teve de pagar passagem, após falha no cartão do Passe Livre

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Outro aluno, que preferiu não se identificar, também reclama que o seu Passe Estudantil não funcionou nesta segunda-feira. O rapaz estuda no Instituto Federal de Brasília (IFB) da Estrutural e mora em Ceilândia. Mas não conseguiu usar o cartão.

De acordo com a pasta de Mobilidade, todos os cartões foram revalidados na sexta-feira (26/07/2019). “É importante destacar que quem estiver tendo problemas com o cartão do Passe Livre Estudantil deve entrar em contato com 162, que já tem uma equipe preparada para apurar e resolver a situação”, afirmou a pasta. Já a Companhia do Metropolitano garantiu que o seu sistema está funcionando normalmente.

Sem o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a bilhetagem eletrônica está sob a responsabilidade da Semob. O órgão foi extinto por meio da Lei nº6.334, publicada no Diário Oficial de 22 de julho. De autoria do Poder Executivo, o texto foi aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF) no dia 18 de junho e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

DFTrans
O fim do DFTrans foi anunciado pelo governador em 8 de abril, data em que passageiros de ônibus e metrô enfrentaram muitos transtornos para recarga de cartões. Eles se queixaram de não conseguirem utilizar os créditos do vale-transporte. Na hora em que passavam o cartão no validador, deparavam-se com a mensagem de “saldo insuficiente”. Revoltadas e em busca de respostas, dezenas de pessoas protestaram no posto do DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto.

Nos próximos meses, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) vai passar a ser gerido pelo Banco de Brasília (BRB). De acordo com o artigo 11 da lei, a instituição ficará responsável pela confecção, manutenção de cadastros, geração, distribuição e comercialização dos cartões, informações inerentes ao sistema, bem como pelo repasse dos valores devidos individuais, exceto a parcela relativa a eventual subsídio.

Infraestrutura
Além de falhas no Passe Livre Estudantil, alunos enfrentam problemas em instituições de ensino que ainda precisam de reforma e reparos. Entre os colégios afetados, está a Escola Classe 52 de Taguatinga, conforme reportagem do Metrópoles publicada nesse domingo (28/07/2019). Na instituição, os 360 alunos começaram o segundo semestre letivo de 2019 separados e em salas improvisadas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?