metropoles.com

DF adia inclusão de doenças neurológicas no site para cadastramento

Segundo a Secretaria de Saúde, agendamento para essa comorbidade será reaberto de acordo com o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial para Metrópoles
vacinação contra a Covid-19 no DF
1 de 1 vacinação contra a Covid-19 no DF - Foto: Arthur Menescal/Especial para Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) havia anunciado, no sábado (22/5), que acrescentaria doenças neurológicas crônicas na lista de cadastramento para comorbidades, ainda na segunda-feira (24/5). A inclusão, contudo, foi adiada e ainda não tem data para ocorrer.

Segundo a pasta distrital, o órgão “está finalizando as deliberações sobre esta relação [das doenças neurológicas a serem incluídas]”. “Tão logo esteja pronta, será amplamente divulgada pela pasta.”

As doenças neurológicas foram incluídas pelo Ministério da Saúde, na última quinta (20/5), nos grupos prioritários da campanha nacional de imunização contra o novo coronavírus. Em nota enviada no sábado ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que constaria, “no site vacina.saude.df.gov.br, a partir de segunda-feira (24/5), a opção de cadastramento para esse grupo”.

A marcação de data, hora e local para imunização de pessoas com comorbidades no DF foi temporariamente suspensa, na última quinta-feira, após o preenchimento de 15 mil cadastros. Novas vagas serão disponibilizadas em breve, à medida que forem enviadas mais doses de vacina.

“O agendamento para comorbidades será reaberto de acordo com a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde”, comunicou a secretaria.

3 imagens
Se for comprovada má-conduta os professores podem ser punidos
1 de 3

Até essa quinta-feira (27/5), 19,8 milhões de brasileiros foram vacinados com a segunda dose da vacina da Covid-19

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
2 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Se for comprovada má-conduta os professores podem ser punidos

Hugo Barreto/Metrópoles

A inclusão do grupo na lista de comorbidades pelo Ministério da Saúde foi feita com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), documento elaborado pela pasta para orientar a população e os gestores locais sobre o andamento da campanha.

Com a medida, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, poderão se vacinar contra a Covid-19 em todo Brasil.

Além da atualização de doenças neurológicas, a pasta também acrescentou a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes atualmente em uso no Brasil, juntamente com orientações e especificações técnicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?