DF: 900 mil pessoas aptas a tomarem a 3ª dose não voltaram aos postos
Em abril, o número era de 600 mil. Além disso, há cerca de 168 mil pessoas acima de 12 anos sem registro do início do ciclo vacinal
atualizado
Compartilhar notícia
No Distrito Federal, cerca de 900 mil pessoas aptas a tomarem a 3ª dose da vacina contra Covid-19 ainda não voltaram aos postos de saúde para a aplicação. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), essas pessoas receberam a segunda dose há quatro meses ou mais e, por isso, poderiam receber o reforço.
Em abril deste ano, a quantidade de pessoas que se encaixa neste grupo era de cerca de 600 mil. Em coletiva realizada nesta quinta-feira (5/5), os gestores da pasta explicaram o motivo do aumento.
“A partir do momento em que a população que se vacinou com a 1ª e 2ª dose alcança o tempo para tomar a 3ª dose e não aparece, ela passa a ser contada entre as pessoas que estão atrasadas. Por isso, temos um número tão grande”, explicou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro.
Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, há cerca de 168 mil pessoas acima de 12 anos sem registro do início do ciclo vacinal contra Covid. “Há, também, quase 120 mil pessoas acima de 12 anos que estão aptas a receber a segunda dose aqui no DF, mas que ainda não retornaram às unidades de saúde”, disse.
Os gestores fizeram um apelo para que aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal procurem atendimento e atualizem o cartão de vacinação. Nesta sexta-feira (6/5), terá início a aplicação da quarta dose para pessoas de 60 anos ou mais. Os pontos de atendimento serão divulgados no site da secretária.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Quer receber notícias do DF diretamente no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.