DF: 62% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados
Até as 12h desta sexta-feira (11/12), 166 dos 266 leitos estavam ocupados, segundo dados da Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo números da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) atualizados às 12h10 desta sexta-feira (11/12), 166 dos 266 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19 estão ocupados, o que equivale a 62% da capacidade da rede pública. Acompanhar a taxa de ocupação dos leitos é uma das forma de medir a evolução da transmissão da doença.
Ainda conforme os dados da pasta, 93 leitos estão vagos e sete aguardam liberação.
No últimos dias, várias pesquisas apontaram para a possibilidade de a capital viver um recrudescimento do coronavírus. No mês passado, com a diminuição dos casos da Covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) desmobilizou hospitais de campanha criados para o combate à pandemia e doou os leitos para outras unidades de saúde.
O impacto da pandemia nos leitos é importante para o tratamento de outras doenças, influenciando inclusive as cirurgias eletivas. Na última segunda-feira (7/12), a SES manteve esses procedimentos até a próxima segunda (14/12). Segundo a pasta, a decisão de manter as cirurgias foi baseada em critérios técnicos. Na data, a ocupação dos leitos para a Covid-19 estava em 56%.
A pandemia no DF
Segundo estudo realizado por pesquisadores do Observatório de predição e acompanhamento da epidemia Covid-19 (PrEpidemia), a taxa de transmissão da doença vem aumentando no DF. No entanto, o mesmo não acontece para o número de óbitos.
Ainda segundo os pesquisadores, o que acontece é que existe um atraso no surto de óbitos em relação ao respectivo de infectados. Ainda assim, os números mais recentes apontam que a média móvel de mortes por Covid-19 teve a nona alta consecutiva, atingindo o mesmo número de 25 de outubro.