DF: 44 mil pessoas do novo grupo de comorbidades já agendaram vacina
Pessoas a partir de 25 anos que estão no grupo de risco podem marcar imunização desde sexta-feira (28/5)
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde já registrou 43.837 agendamentos para vacinação contra a Covid-19 de pessoas a partir de 25 anos com comorbidades só no primeiro dia de abertura das novas vagas. A vacinação ocorre neste final de semana em seis postos drive-thru.
Segundo a pasta, ainda é possível marcar data, horário e local para receber a primeira dose do imunizante, uma vez que o público esperado é de 70 mil. Neste sábado (29/5), os primeiros do grupo que fizeram o cadastro no site vacina.saude.df.gov.br já iniciaram a cobertura vacinal.
Profissionais de saúde com registro nos conselhos de classe também podem agendar a aplicação da vacina. No caso deste público, a Secretaria de Saúde registrou 3.995 marcações. As listas recebidas foram inseridas no sistema e, caso os dados não sejam encontrados durante o agendamento, a orientação é que o profissional entre em contato com a entidade que o representa para verificar o ocorrido.
Ao todo, 10 mil vagas estão reservadas para trabalhadores de saúde que ainda não iniciaram a cobertura vacinal.
Seis postos de vacinação no fim de semana
O Distrito Federal tem seis postos de vacinação drive-thru contra a Covid-19 neste final de semana. Os locais funcionam entre 9h e 17h, no sábado (29/5) e no domingo (30/5), para receber o público de 60 anos ou mais, as pessoas pessoas com comorbidades a partir dos 25 anos que fizeram agendamento, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.
Os postos ficam no Taguaparque, Uniplan (Águas Claras), Sesc de Ceilândia, Parque da Cidade (estacionamento 12), Torre de TV e no Mané Garrincha.
Confira:
Nesta sexta (28/5), foi grande a procura de agendamento por pessoas a partir de 25 anos com comorbidades. No mesmo dia, às 12h, começou o agendamento de pessoas com doenças neurológicas. A secretaria acrescentou as doenças na lista de cadastramento para comorbidades na quinta (27/5).
Na lista de comorbidades com prioridade para vacinação já constavam doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactam na função respiratória. Estão contempladas ainda doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave e indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares.
Pessoas com doenças neurológicas crônicas devem primeiro fazer um cadastro no site vacina.saude.df.gov.br para depois realizar o agendamento. Consulte os CIDs e demais especificações de cada comorbidade aqui.
Veja a lista de comorbidades previstas no PNO: