DF: 40% de força de trabalho da indústria é concentrada em 45 empresas
Ao todo, 100,3 mil pessoas trabalham no setor da indústria no DF. É o que mostram dados de 2021 do Ministério do Trabalho e Previdência
atualizado
Compartilhar notícia
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) divulgou, nessa quarta-feira (17/5), dados referentes à produção industrial da capital federal. Somente 45 empresas são responsáveis por empregar 40% da força de trabalho do setor, que equivale a 100,3 mil pessoas, segundo dados de 2021 do Ministério do Trabalho e Previdência.
Dos 5.619 estabelecimentos industriais instalados no DF, 4,5% deles são considerados médios, 20,7% são pequenos e 74% são microempresas. Em números absolutos, cada categoria corresponde a, respectivamente, 253, 1.164 e 4.157 empresas.
Apesar da alta parcela, as microempresas correspondem a 13% da força de trabalho na capital federal – o que equivale a 12.582 pessoas empregadas. Já as pequenas, representam cerca de 24% da força de trabalho, com 23.818 vagas, e as médias empregam 24.291 trabalhadores.
O critério de definição de portes de empresas é estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão adota a quantidade de empregados para definir o enquadramento da empresa:
- Micro: até 9 empregados
- Pequena: de 10 a 49 empregados
- Média: de 50 a 249 empregados
- Grande: acima de 250 empregados
Em relação a diversificação das indústrias, os setores de transformação e construção englobam a maioria das empresas – com 2.251 e 3.189 respectivamente. Os segmentos de serviços industriais de utilidade pública e extrativo completam o quadro com 179 e 29 estabelecimentos nesta ordem.
A Fibra elaborou, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Sondagem Industrial do DF. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2023. No levantamento, foi solicitado que o empresário marcasse três itens que constituíam problemas para sua empresa.
Veja resultados:
Cerimônia de lançamento
Deputados distritais, secretários de Estado e o governador Ibaneis Rocha (MDB) participaram, na quarta-feira, do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2023.
O documento, além de reunir dados referentes da Indústria da capital federal, traz projetos e outros temas de interesse do setor.
“[Na Agenda] estão todos as demandas da Indústria do DF de modo transparente. E todos os projetos de interesse no Legislativo a forma de atuação no Executivo”, disse o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, na cerimônia realizada na sede da Fibra, no SIA.
Na ocasião, Ibaneis destacou a importância do setor produtivo para o desenvolvimento econômico do DF. “[A Agenda Legislativa da Indústria 2023] será estudada e desenvolvida, para que possamos avançar em [geração de] emprego e renda na nossa cidade. Vamos continuar nessa linha, para que o DF deixe de depender do Fundo Constitucional: o sonho de cada morador da nossa cidade”, completou.