metropoles.com

DF: 1º de três novos hospitais de campanha para Covid será inaugurado na sexta

A unidade com 100 leitos será entregue na quarta-feira. Na sexta, começa a receber pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hospital de Campanha no Gama
1 de 1 Hospital de Campanha no Gama - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um dos três hospitais de campanha para tratar pacientes com Covid- 19 no Distrito Federal será aberto para a população nesta sexta-feira (7/5). O Hospital de Campanha do Gama será liberado para receber profissionais na quarta-feira (5/5).

Esse é um dos três hospitais de campanha construídos pelo GDF e a serem gerenciados pela empresa Mediall Brasil. Os outros dois estão no Autódromo e em Ceilândia.

“Hoje, a SES fez a análise final do Gama, que já está todo montado. Na quarta, a pasta fará a última vistoria e esse hospital começara a funcionar na sexta-feira. A gente tem um cuidado muito grande para falar sobre datas, mas a Secretaria de Saúde confirmou ao governador a data”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Questionado sobre a inauguração dos outros dois hospitais de campanha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que é uma questão de logística. “Cada semana serão entregues os outros hospitais ou dos dois ao mesmo tempo. Depende muito da questão técnica”, explicou.

Durante esta segunda-feira, ao flexibilizar o horário de bares e restaurantes e do toque de recolher, o governador Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que os números da pandemia verificados nos últimos dias permitem a ampliação dos horários. “Esta semana já devemos ter em funcionamento o Hospital de Campanha do Gama, e os outros na semana que vem”, adiantou. Segundo o chefe do Executivo local, a unidade vai ajudar a reduzir as filas em UTIs.

Gestão

O Hospital de Campanha do Gama terá 100 leitos de Cuidados Intermediários (UCIs). Quando os outros dois hospitais forem inaugurados, serão 300 leitos. De acordo com a direção da Mediall Brasil, o serviço contratado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) inclui a gestão e operação completa dos três novos Hospitais de Campanha do DF que, em conjunto.

Isso inclui fornecimento de insumos e demais despesas com gases medicinais (incluindo oxigênio), medicamentos, kit de intubação, fornecimento de alimentação enteral e parenteral aos pacientes, serviço de transporte por ambulância, suporte para diálise, entre outros. Além do fornecimento de equipamentos totais da unidade como ventiladores, camas, monitores, bombas de infusão e os serviços de limpeza e vigilância.

O contrato do GDF com a empresa terá duração de 180 dias, que deverá oferecer serviços de gestão integrada de leitos hospitalares, com suporte ventilatório pulmonar e terapia renal substitutiva beira-leito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?