DF: 140 mil famílias têm desconto em conta de luz, mas não solicitam
Tarifa Social de Energia Elétrica é direito de famílias de baixa renda. Entenda como funciona benefício e quem tem direito
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 140 mil famílias no Distrito Federal têm direito a desconto na conta de luz, mas não fizeram o cadastro necessário para receber o benefício. O dado é da Neoenergia, que atende hoje 76 mil pessoas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, permitindo desconto de até 65%.
Os moradores do DF podem pagar menos na conta caso façam parte de algum dos três critérios. O primeiro é ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ter um Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.
Quem não possui o NIS, mas tem uma renda menor do que meio salário mínimo, ou seja, R$ 651, pode conseguir o número no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O benefício também contempla famílias de baixa renda que estejam inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.
Ainda são beneficiados aqueles moradores de família de baixa renda que tenham idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica em uma unidade consumidora.
Caso a pessoa atenda a um desses requisitos, mas ainda não tenha o desconto, basta se inscrever no benefício, por meio do WhatsApp da Neoenergia (61 3465- 9318), do site oficial ou em um dos pontos de atendimento da empresa.