metropoles.com

Dezembro Vermelho: DF terá programação pelo mês de luta contra a Aids

Projeto HIVida terá manifestações artísticas e debates para promover direitos humanos. Evento ocorre nesta 6ª, no Espaço Renato Russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Burak Karademir/Getty Images
Imagem mostra fita laranja, símbolo da aids e hiv, na mão de uma pessoa - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra fita laranja, símbolo da aids e hiv, na mão de uma pessoa - Metrópoles - Foto: Burak Karademir/Getty Images

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, no Distrito Federal, será marcado pela estreia do HIVida. O projeto, liderado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e apoiado pelo Ministério da Saúde, terá manifestações artísticas, debates, workshops e mostras para promover os direitos humanos, bem como combater o estigma associado ao tema.

O HIVida ocorrerá no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e em outros locais emblemáticos de Brasília. A iniciativa tem como missão levar o tema da Aids de volta ao centro do debate político.

A programação inclui uma variedade de atividades gratuitas, inclusive a mostra A Potência em Imagens, do fotógrafo americano Sean Black; uma exibição de filmes premiados sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids); uma roda de conversa sobre o uso de inteligência artificial na luta contra a discriminação em em relação ao assunto; além de uma homenagem aos 65 anos de Cazuza, com leitura de poemas e de canções dele; entre outras atrações.

Diretora e representante do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez destaca a importância da iniciativa. “A pandemia de Aids persiste há 42 anos, mas temos a oportunidade de fazer a diferença agora. Com o HIVida, queremos unir forças para acabar com a síndrome como problema de saúde pública até 2030, reconhecendo e promovendo a atuação das comunidades e trabalhando coletivamente pelo respeito aos direitos humanos e pelo fim das desigualdades”, afirma.

Além disso, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) celebrará durante todo o mês o Dezembro Vermelho. E, no próximo dia 8, a unidade de saúde promoverá o Dia D por ocasião do mês mundial da luta contra a Aids.

Dados

No Brasil, cerca de 730 mil pessoas estão em tratamento — 654 mil das quais vivem com o vírus indetectável no corpo. Entretanto, em 2023, ocorreram 50 mil novas infecções por HIV e quase 11 mil mortes relacionadas à Aids, com impacto especialmente sobre jovens de 15 a 29 anos, com destaque para a população negra.

Em 2023, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem como tema “Comunidades Liderando”. A escolha reflete o papel fundamental que organizações da sociedade civil desempenham no processo da resposta à epidemia da síndrome.

Comunidades afetadas pelo HIV e pela Aids desempenham um papel vital e atuam como elo entre os serviços de saúde e a população. Elas ajudam a construir confiança, promovem a inovação, supervisionam o desenvolvimento e a adoção de políticas públicas, além de chamar à responsabilidade os provedores de serviços de HIV e Aids.

“[O evento da Unaids] é, portanto, para quem deseja se unir em um esforço coletivo, por meio do qual queremos celebrar a vida, para eliminar a epidemia de Aids até 2030. Convido a quem estiver em Brasília para participar das atividades no Espaço Cultural Renato Russo ou para acompanhar as atividades do HIVida nas redes sociais”, completa Claudia Velasquez.

Serviço

HIVida
Data: desta sexta-feira (1º/12) a 10 de dezembro
Local: Espaço Cultural Renato Russo — Comércio Residencial Sul 508, Bloco A, Asa Sul
Programação e inscrição: https://unaids.org.br/hivida
Rede social: https://www.instagram.com/hivida.projeto/

Dia D
Data: 8 de dezembro
Horário: 8h30
Local: Hospital Universitário de Brasília (HUB) — Setor de Grandes Áreas Norte 605, Asa Norte

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?