Devido ao calor, Caesb não fará corte programado de água nesta quinta
Interrupção ocorreria na região do Itapoã, mas foi adiado para garantir abastecimento da população durante onda de calor
atualizado
Compartilhar notícia
Em razão das altas temperaturas e da seca registrada nesta semana no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) cancelou a interrupção no fornecimento de água programada para esta quinta-feira (8/10) na região do Itapoã.
O objetivo da medida é garantir o conforto e o abastecimento da população durante a onda de calor.
A interrupção seria para equipes da estatal darem andamento às obras de setorização das redes na região. Uma nova data para a continuidade do trabalho e a consequente interrupção programada do abastecimento será divulgada pela Caesb em breve.
As obras
As obras de setorização têm por objetivo reduzir perdas e melhorar a qualidade da água distribuída na cidade, com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno (PEAD). Também serão criados distritos de medição e controle (DMCs) para facilitar a manutenção das redes e reduzir a pressão da água, evitando rompimentos e vazamentos da tubulação.
Com um investimento de R$ 5.760.636,52 de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras beneficiarão 68 mil habitantes do Itapoã. Aproximadamente 70% deste projeto já está executado.
Consumo consciente
Apesar de a interrupção ter sido adiada, a Caesb ressalta o cuidado que todos devem ter no uso da água. O volume consumido individualmente por cada morador impacta diretamente no abastecimento de toda a população.
Confira dicas a serem seguidas durante a onda de calor:
- Evite lavar roupas;
- Não lave o carro;
- O jardim pode esperar a rega;
- Esqueça a mangueira. Varra a calçada.
(Com informações da Caesb)