metropoles.com

Devido à pandemia, interrogatório de presos do DF ocorrerá nos presídios

Medida adotada pela Secretaria de Administração Penitenciária proíbe escolta de detentos para oitivas a fim de minimizar a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Complexo Penitenciário da Papuda
1 de 1 Complexo Penitenciário da Papuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Sob a justificativa de evitar contaminação dos agentes pelo novo coronavírus, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) anunciou que as oitivas de detentos devem ser realizas em suas unidades. Dessa forma, o órgão proibiu, enquanto durar o estado de calamidade pública, a escolta de detentos da capital federal para interrogatório.

Publicada no Diário Oficial do DF dessa segunda-feira (25/1), a portaria orienta as autoridades policiais a agendar os interrogatórios. Além disso, havendo possibilidade técnica e física, as unidades penitenciárias devem dar preferência por oitivas por meio de videoconferência.

Casos excepcionais, no entanto, serão analisados pela coordenação do sistema prisional. Por fim, a secretaria ressalta que, durante a tomada de depoimento dos detentos, a corporação que realizá-lo deve adotar todos os protocolos sanitários, como uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento adequado.

Covid nas celas

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), 1.981 testes feitos em detentos confirmaram resultado positivo para a Covid-19. Entre os presos, quatro morreram em decorrência de complicações causadas pela doença.

Até o fim de julho de 2020, a SES-DF havia aplicado mais de 10 mil testes em internos e policiais penais. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o DF é a unidade da Federação que mais faz exames desse tipo na comunidade carcerária. Até então, apenas a capital do país era responsável por 23,82% de todos os testes realizados no sistema penitenciário brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?