Devido à manifestação antidemocrática, partido pede intervenção federal no DF
Partido Verde informou que irá ao STF com pedido de intervenção federal no Governo do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Devido às manifestações e às invasões do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto por bolsonaristas, o Partido Verde informou que apresentará um pedido de intervenção federal no Distrito Federal. Segundo nota, a sigla ingressará com o pedido no STF.
“A intervenção se faz necessária pela total falta de controle da situação atual por parte do governo Ibaneis Rocha (MDB)”, diz o texto, referindo-se às invasões.
Os grupos invadiram os prédios na tarde deste domingo (8/1) em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.
“O artigo 34 da C.F. estabelece as hipóteses de intervenção e, dentre as motivações constam a grave perturbação da ordem pública e violação de princípios constitucionais. Após apresentação da matéria, o PV realizará divulgação da peça”, completa a nota do Partido Verde.
Como começou
Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristasocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo.
Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.