Detran transporta 2º coração para transplante do órgão em 2024 no DF
Força Área Brasileira levou coração de Campo Grande (MS) para Brasília, nessa 2ª. Transplante ocorreu no Hospital das Forças Armadas (HFA)
atualizado
Compartilhar notícia
Pela segunda vez em 2024, a aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o helicóptero Sentinela, transportou um coração para transplante na capital do país.
Antes disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) havia levado o órgão de Campo Grande (MS) para Brasília. Esse foi o 58º coração transportado para esse tipo de cirurgia no DF desde 2015, segundo o Detran-DF.
Por volta das 17h dessa segunda-feira (5/2), o voo pousou no pátio militar do Aeroporto Internacional de Brasília. Em seguida, a aeronave Sentinela fez o traslado entre o terminal aéreo e o Hospital das Forças Armadas (HFA), onde ocorreu a cirurgia.
Assista:
O helicóptero foi conduzido pelo piloto Ricardo de Oliveira Timóteo; pelo copiloto Ramon da Silva Chagas; e pelo operador aerotático Fernando Avelar.
A parceria entre o Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF), vinculada à Secretaria de Saúde (SES-DF), existe há nove anos. Dos 58 transportes de corações, 11 ocorreram em 2023.