Detran flagra racha no Eixo Monumental e apreende carros. Veja vídeo
Além da remoção do veículo, a multa chega a R$ 3 mil e o motorista tem o direito de dirigir suspenso
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apreendeu quatro veículos, na noite dessa quinta-feira (6/10), que realizavam um racha na Via S1, no Eixo Monumental e manobras perigosas no Setor de Industrias e Abastecimento (SIA). Os condutores foram autuados, e os automóveis levados ao depósito do Detran.
O flagra foi realizado durante uma operação para coibir disputas de corrida em vias públicas. De acordo com o departamento, as equipes de fiscalização vinham monitorando a região do SIA, pois identificaram que o local era ponto de partida para a prática de corridas não autorizadas. A operação contou com 14 agentes de trânsito, em sete viaturas.
Um vídeo feito por uma equipe do Detran mostra os suspeitos.
Confira:
Racha em via pública é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da remoção do carro, a multa chega a R$ 3 mil e o motorista tem o direito de dirigir suspenso.
De acordo com o Detran, em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa é em dobro. Além disso, se a prática gerar situação de risco à incolumidade pública ou privada pode configurar crime de trânsito, cuja pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.
Álcool e direção
Na mesma noite, em Vicente Pires, o Detran-DF e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) autuaram 20 condutores por dirigirem alcoolizados. Um dos motoristas tentou evadir-se da operação e foi autuado por direção perigosa. Outros dois foram multados por estarem sem habilitação e nove, por infrações diversas.
No total, nove veículos foram removidos ao depósito do departamento.