Detran-DF pede mais tempo para implementar placa com padrão Mercosul
Órgão afirma que fabricantes e estampadoras ainda carecem de equipamentos para prestar o serviço necessário
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Trânsito (Detran) pediu ao Denatran mais 90 dias para começar a implementar o padrão Mercosul nas placas dos veículos novos, que deveria começar a valer a partir deste sábado (1º/12). De acordo com o órgão, as empresas fabricantes “ainda carecem de equipamentos técnicos para a produção do novo modelo”.
Ainda segundo o Detran, a época de fim do ano é quando as vendas dos veículos são melhores. “Portanto, qualquer mudança no sistema sem a prestação de serviço adequada poderia prejudicar o mercado e os cidadãos. O Detran-DF, embora apto, não tem como iniciar a implantação das placas sem os fabricantes e estampadores”, afirma o órgão.
O novo padrão será implementado em automóveis zero-quilômetro e naqueles que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os proprietários de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da chapa para o novo modelo.
A placa padrão Mercosul tem a mesma dimensão da antiga e possui mais letras e menos números. Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.
A cor de fundo da placa é sempre branca e não varia conforme o tipo de automóvel, ao contrário do modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da chapa. Veículos particulares, comerciais, oficiais, diplomáticos, especiais e de colecionadores apresentam, respectivamente, as cores preta, vermelha, azul, dourada, verde e prateada.