Detran: com site fora do ar, motoristas não conseguem fazer biometria
A biometria é obrigatória para processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade federativa e mudança ou adição de categoria
atualizado
Compartilhar notícia
Usuários que tentam marcar uma data para fazer a coleta biométrica no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) têm enfrentado dificuldade para conseguir agendar o serviço no site da autarquia. O sistema digital está fora do ar há dias, o que tem prejudicado quem precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A biometria é obrigatória para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria. O órgão começou a implantar o cadastro biométrico em 4 de agosto de 2018.
O agendamento para a realização do serviço de coleta deve ser feito pelo site do Detran por meio de um link, disponibilizado pelo Portal de Serviços, no site ou no aplicativo Detran Digital.
Em tese, o usuário pode escolher o local e o horário que deseja realizar a coleta, devendo comparecer, sem atraso, no dia marcado, portando um documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência.
Porém, apesar de parecer prático, o serviço tem dado dor de cabeça aos motoristas que necessitam realizar o agendamento. Há quase uma semana, o empresário Augusto Guimarães Almeida, 39 anos, tenta acessar o site sem sucesso.
Ele é um dos usuários que precisa da coleta biométrica para renovar a CNH. “Eu moro em Minas Gerais, mas renovo o documento em Brasília. Porém, a minha habilitação vence na próxima semana e eu não sei se conseguirei agendar até lá”, destaca.
Segundo o empresário, toda vez que ele acessa o serviço no site do Detran aparece uma mensagem informando que “não foi possível se conectar com o serviço de Agendamento”.
A situação preocupa o motorista, pois ele comprou passagem de avião para Brasília na próxima semana com o intuito de renovar a CNH. “Tentei acessar o site por vários servidores de internet e não consegui. Eu ligo no Detran e eles só me falam que, mesmo com a habilitação vencida, ainda posso dirigir com ela por 30 dias. Nem as clínicas que fazem a renovação conseguem agendar”, conta.
Reclamações
Por meio de publicações nas redes sociais, alguns internautas também manifestaram indignação quanto à dificuldade para agendar a coleta biométrica. “O site do Detran para agendar biometria está pior do que já é desde segunda. Para entrar na turma de aula teórica eu preciso da coleta e não consigo marcar”, reclamou uma jovem.
“Precisa de uma biometria para renovar a CNH, mas quem disse que o site funciona? Tentei em três navegadores diferentes e pelo aplicativo, mas nenhum abre”, disse outro usuário.
Em postagem no site Reclame Aqui, uma motorista também relatou a dificuldade no agendamento. “Frente a essa situação, busquei o canal 154, e todas as duas atendentes me responderam a mesma coisa: ‘Não há nenhuma inconsistência no sistema. Continue tentando, pois esta é a única forma de ser atendida no Detran’. Um serviço que era para ser ágil e facilitar a vida do cidadão, em verdade tem dificultado a minha vida” ponderou.
O que diz o Detran-DF
Em nota, o órgão informou que “as equipes do Detran-DF e da empresa responsável pela prestação de serviço estão empenhadas e trabalhando, em conjunto, para que se resolva a situação o mais rápido possível”. Porém, a autarquia não deu nenhuma previsão de quando o serviço será regularizado.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.