metropoles.com

Detran assina contrato com empresa que vai instalar 148 pardais no DF

Extrato do contrato assinado com a empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda, no valor de R$ 17 milhões, foi publicado no DODF desta quarta-feira (8/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felliciano/ Metrópoles
Pardal
1 de 1 Pardal - Foto: Rafaela Felliciano/ Metrópoles

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (8/9) o extrato do contrato assinado com a empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda, que vai instalar pardais em 148 locais da capital. O valor do contrato é R$ 17.216.320,80. O prazo de duração será de 30 meses consecutivos e ininterruptos, podendo ser prorrogado por igual período, respeitado o limite de 60 meses de duração total, nos termos e condições permitidos pela legislação vigente.

A Eliseu Kopp & Cia Ltda foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 05/2021, que previa a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de monitoramento e gestão das informações de tráfego e fiscalização eletrônica nas vias urbanas do DF, com o uso do registrador eletrônico de infrações de trânsito (REIT II) – conhecido como pardal.

A partir da assinatura do contrato, datada de 1º de setembro de 2021, a empresa tem 180 dias para concluir a instalação total dos equipamentos nos 148 locais definidos pela autarquia, perfazendo um total de 326 faixas monitoradas. Vale destacar que 40% dos equipamentos devem ser instalados em até 90 dias.

“À medida que a empresa for instalando os equipamentos, eles são aferidos e entram imediatamente em operação. Desta forma, a fiscalização por meio de pardais será retomada de forma gradual e constante nas vias do DF”, informa o Detran.

Veja o extrato do contrato:

Tecnologia

A empresa contratada deverá fornecer, instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos com tecnologia LPR (License Plate Recognition), que faz o Reconhecimento Automático de Placas de Veículos, utilizando recursos de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), além de analisar as informações de tráfego, enviar os dados ao Data Center do Detran-DF, elaborar inventários, registros, ordenação de dados de contagem volumétrica e classificatórios de veículos  e gerar e emitir relatórios de autos de infração.

Além da fiscalização eletrônica para fins de autuação de condutores que infringem a legislação de trânsito, o contrato prevê a prestação de serviços de monitoramento e gestão das informações de tráfego – como matriz de origem-destino, dados de fluxo, tempo médio de percurso, registro de congestionamento, dentre outros – que são utilizadas pela autarquia para acompanhamento do fluxo de veículos e realização de estudos voltados à engenharia de trânsito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?