Detran altera classificação de vias do Distrito Federal
A classificação das vias será de acordo com o fluxo de carros que nelas transitam. Isso não interfere na velocidade máxima permitida
atualizado
Compartilhar notícia
Diversas pistas do Distrito Federal sofrerão mudanças em suas classificação.
De acordo com o Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (30/9), a engenharia de trânsito da autarquia fará alterações na classificação das vias urbanas da capital, de acordo com o fluxo de carros que nelas transitam.
Há previsão para modificações em avenidas como W3, Samdu, em Taguatinga, e Elmo Serejo, em Ceilândia. Essas passarão a ser classificadas como arteriais.
A mudança, no entanto, não afeta a velocidade das vias, conforme publicado anteriormente pelo Metrópoles. Assim, avenidas como a que dá acesso à Ponte JK continuam com a ter velocidade de 80 km/h e, na ponte, de 60 km/h.
O artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que a velocidade máxima permitida para a via será a indicada pela sinalização, independentemente da nomenclatura.
Apenas em caso de não existir a sinalização, a velocidade máxima será de acordo com a sua classificação. Assim, como todas as vias urbanas do DF são devidamente sinalizadas, vale a velocidade atual da via sem nenhuma alteração pela norma publicada no DODF de hoje.
A publicação pode ser consultada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (30/9).
Erramos: ao contrário do informado anteriormente, não haverá mudança na velocidade das vias.