Detentos que mataram companheiro de cela são condenados no DF
Crime aconteceu em julho de 2018, depois que os condenados acharam que a vítima tinha roubado dinheiro de um deles
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal do Júri de Brasília condenou três internos do Sistema Penitenciário da Papuda por espancar até a morte um companheiro de cela. O crime aconteceu em julho de 2018.
A vítima era Josicley Gomes Cardoso. Os condenados, Danilo Costa Rodrigues, que pegou 30 anos de prisão; Vinícius Willian Pereira de Oliveira, que pegou 27 anos; e Daniel Higino Alves Pinto, condenado a 24 anos de reclusão. Todos devem responder em regime inicialmente fechado.
Para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime foi praticado por motivo fútil, já que os condenados suspeitavam que a vítima tinha roubado dinheiro de Danilo. Além disso, o homicídio foi cometido mediante emprego de meio cruel, pois os acusados teriam imposto sofrimento excessivo à vítima com o espancamento.
Os réus teriam empregado, ainda, recurso que dificultou a defesa de Josicley, levando em conta a superioridade numérica, impedindo a vítima de se defender ou fugir. Em plenário, os jurados acolheram a denúncia do MPDFT para condená-los.
Assim, de acordo com a decisão do Conselho de Sentença, o juiz presidente do júri registrou que “não se sabe se, de fato, a vítima subtraiu dinheiro do acusado Danilo, o que reforça a conclusão de que em nada contribuiu para que o crime ocorresse”. Nenhum dos réus condenados poderá recorrer em liberdade.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.