metropoles.com

Preso de 23 anos infarta e morre na Papuda; família cobra explicações

Família de Railson Barros dos Santos, 23 anos, foi informada que o jovem sofreu um infarto fulminante. Mãe do detento nega problema de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material obtido pelo Metrópoles
Imagem colorida de um homem negro, de camiseta preta e bermuda bege. Ele faz um sinal de cumprimento com a mão esquerda, à altura da barriga
1 de 1 Imagem colorida de um homem negro, de camiseta preta e bermuda bege. Ele faz um sinal de cumprimento com a mão esquerda, à altura da barriga - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

A família de um detento, morto nesta quinta-feira (29/8) na Penitenciária do Distrito Federal I, cobra por explicações sobre o falecimento do jovem, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. A mãe de Railson Barros dos Santos, 23 anos, foi informada pelo Instituto Médico Legal (IML) que o apenado sofreu um infarto fulminante e não resistiu.

A família questiona a causa da morte. “Eu quero justiça, quero saber o que aconteceu com meu filho”, diz a mãe, a diarista Francisca Célia dos Santos, 46 anos.

Segundo Francisca, Railson não tinha problemas de saúde. “Fui visitá-lo na quarta-feira passada [21/8] e ele estava bem. Agora [nesta quinta-feira, 29/8], eu recebi a notícia de que meu filho havia falecido”, lamenta.

“Meu filho não tinha problemas de saúde, era saudável, estava bem”, alega a mãe.

Francisca Célia afirma ainda que o IML não permitiu que ela visse o corpo de Railson por suposta falta de documentação. “Fui ao IML para ter notícias do meu filho, levei a certidão de nascimento dele, e não me deixaram vê-lo. Eu sou mãe, tenho o direito de ver o corpo dele, de enterrá-lo com dignidade”, diz.

Railson foi preso em janeiro de 2023 por tráfico de drogas. Havia sido condenado a 12 anos e nove meses de detenção pelo Tribunal de Justiça do DF (TJDFT).

O Metrópoles procurou a Seape-DF e o IML para que os órgãos detalhem a dinâmica da morte de Railson e se houve socorro ou atendimento médico. Nem a pasta nem a PCDF, responsável pelo instituto, haviam se pronunciado até a última atualização deste texto. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?