Desfile de 7 de Setembro muda o trânsito no coração de Brasília
Mudanças começarão às 5h de sábado. Além do trânsito, governo vai intensificar a segurança com revistas e monitoramento de câmeras
atualizado
Compartilhar notícia
Para garantir a tranquilidade do desfile do dia 7 de Setembro, no próximo sábado, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal mudará o trânsito no coração de Brasília. Da mesma forma, o policiamento será reforçado. Câmeras farão o monitoramento do evento em tempo real.
Segundo a pasta, a Esplanada dos Ministérios será fechada nos dois sentidos às 5h de sábado (07/09/2019). A Via S1 estará bloqueada a partir da L2 sul. Assim, o trânsito sofrerá desvio. A alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ficará liberada para ônibus coletivos públicos.
Perto do Batalhão do Corpo de Bombeiros, a N1 estará fechada a partir da L4 Norte. As vias N2 e S2 ficarão liberadas. Entretanto, em ambas, estacionamentos poderão ser utilizados. Para passagem dos carros blindados, serão feitas intervenções pontuais na N2.
Segurança
Linhas de revista da Polícia Militar serão montadas próximo à Catedral, na Alameda das Bandeiras e nas escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada. Detalhe: as três primeiras escadas a partir o Ministério da Justiça se encontrarão interditadas.
A ideia é que todo o público passe por revista. Os arredores do Teatro Nacional e da L2 Norte ficarão reservados para os ônibus responsáveis pelo transporte dos participantes do desfile. Segundo informações da Secretaria de Segurança, todas as eventuais ocorrências serão levadas para 5ª Delegacia de Polícia. Sem autorização prévia das autoridades, drones não poderão sobrevoar a Esplanada.
Confira a lista dos itens proibidos:
– Fogos de artifício e similares;
– Armas em geral;
– Apontador a laser ou similares;
– Artefatos explosivos;
– Sprays e aerossóis;
– Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar ou não bandeiras, cartazes etc;
– Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
– Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
– Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
– Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
– Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
– Quaisquer outros itens por motivo de segurança;
– Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 horas da Operação, pela PMDF e/ou SSP-DF e/ou GDF.
193
Além da PM, vão trabalhar no esquema de segurança o Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Serão montados postos de atendimento médico, salvamento e de combate contra incêndios. Diante de qualquer emergência, a população poderá buscar socorro pelo telefone 193.
“Há semanas os órgãos envolvidos se preparam com planejamento técnico para entregar o melhor apoio operacional no dia 7 de setembro. É um evento de significado importante e que merece contribuição à altura”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
O DF enfrenta o calor e a baixa umidade da seca. Por isso, a população deve usar roupas leves, protetor solar, bonés e chapéus. O cuidado deve ser maior com crianças e idosos. (Com informações da Secretaria de Segurança Pública)