metropoles.com

Desemprego no DF diminui em relação a maio de 2020, diz Codeplan

Houve aumento de 7,9% no número de ocupados em relação ao mesmo período do ano passado, segundo Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF) mostra que a taxa de desemprego total diminuiu de 21,3% para 19,4%, entre maio de 2020 e de 2021 na capital. Os dados são da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

A pesquisa foi realizada em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No quinto mês do ano, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu, ao passar de 62,9% para 65,2%.

De acordo com a pesquisa, o aumento no nível de ocupacional no último ano derivou do crescimento setorial no número de ocupados na construção, no comércio e reparação, na indústria e nos serviços, além do crescimento do trabalho autônomo, do assalariamento com e sem carteira de trabalho assinada e do agregado em demais posições.

2 imagens
Carteira de Trabalho e Previdência Social
1 de 2

A taxa de desemprego manteve estabilidade em abril

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 2

Carteira de Trabalho e Previdência Social

Arquivo/Agência Brasília

O presidente da Codeplan, Jean Lima, avalia os dados apresentados positivamente. “Mesmo atravessando uma crise sanitária sem precedentes, que afetou diretamente a economia mundial e o mercado de trabalho, tivemos aumento de 7,9% no número de ocupados e uma queda de 3,9% no número de desempregados em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.

Em abril de 2021, a Taxa de Desemprego Total manteve a estabilidade ao passar de 19,6% para 19,4%, em maio. A taxa de participação também teve pequena variação, de 65,1% para 65,2%.

A pesquisa na Periferia Metropolitana de Brasília (PED-PMB) mostra que a taxa de desemprego total ficou relativamente estável ao passar de 22,9% para 23,1% da População Economicamente Ativa (PEA), entre abril e maio de 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?