Desemprego em setembro registra queda no Distrito Federal
A participação de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, aumentou
atualizado
Compartilhar notícia
A Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostra redução de sete pontos percentuais na taxa de desemprego mensal da capital do país em relação a setembro de 2020. O número foi de 18,4% para 17,7%.
No mesmo período, a taxa de participação de pessoas com 14 anos ou mais inseridas no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas aumentou, de 62,7% para 66,1%.
Segundo a Codeplan, o aumento na ocupação ocorreu por conta do crescimento nos serviços, no comércio, na reparação e na construção. Além disso, segundo a forma de inserção, houve aumento nas contratações do setor privado, do trabalho autônomo e do emprego doméstico.
Para o presidente da companhia, Jean Lima, os números devem melhorar ainda mais. “Tivemos uma queda de 4 pontos percentuais na taxa de desemprego desde o auge da pandemia, um dado muito positivo. Além do mais com a ampliação da vacinação a tendência é de que a taxa de desemprego continue diminuindo”, explicou.
Na comparação mensal entre agosto e setembro, o quantitativo de desempregados também diminuiu. Foram acrescentados 14 mil postos de ocupação, que superaram a entrada de 7 mil pessoas no mercado de trabalho. Contudo, a pesquisa aponta que o único setor da economia que ainda indica variação negativa é o da indústria de transformação.
O gerente de Pesquisas Socioeconômicas, Jusçânio Umbelino de Souza, avalia que a tendência de crescimento da ocupação no DF deve se manter nos próximos meses, devido ao “período de sazonalidade positiva do mercado de trabalho com as festas de fim de ano”. Ele destaca, no entanto, que os níveis de rendimento ainda se mantém negativos. “Caíram no período de pandemia e mais recentemente foram impactados pelo aumento da inflação” esclarece.
Pesquisa de Emprego e Desemprego
Divulgada na última terça-feira de cada mês, a PED apresenta os principais dados do mercado de trabalho dos últimos 12 meses. A publicação conta com informações acerca do desemprego, ocupação, rendimento médio e inatividade.
“Todos os meses, são visitados cerca de 2.500 domicílios em toda a área urbana do Distrito Federal, com a divulgação dos resultados por trimestres móveis – esta última divulgação, compreendeu os meses de julho, agosto e setembro”, explica o chefe de gabinete da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Thiago Rosa.
Acesse a pesquisa completa aqui.