metropoles.com

Desembargadora Carmelita Brasil se aposenta após 38 anos no TJDFT

Carmelita começou na magistratura do DF como juíza de direito substituta em 1984 e chegou a ocupar presidência do TRE até 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Carmelita Brasil
1 de 1 Carmelita Brasil - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) homenageou nesta terça-feira (20/9) a desembargadora Carmelita Brasil, que anunciou a aposentadoria após mais de 38 anos na magistratura do DF. Após ingressar no TJDFT como juíza de direito substituta, em 1984, ela construiu uma carreira de honrarias e respeito.

A trajetória de Carmelita foi lembrada durante sessão do Tribunal Pleno desta terça. Natural de Manhumirim (MG), Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias é mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou como advogada por 13 anos, antes do início da magistratura no TJDFT.

Promovida à juíza de direito em outubro de 1991, alcançou o cargo de desembargadora do Tribunal 11 anos depois. Ela ainda tem no currículo os cargos de 1ª vice-presidente do TJDFT, no biênio 2014-2016, e de corregedora da Justiça do DF, no biênio 2020-2022, além de ter sido vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no biênio 2016-2018, e presidente da Corte eleitoral, entre 2018 e 2020.

Para a desembargadora Gislene Pinheiro, que realizou a saudação de despedida, Carmelita “é uma magistrada que conquistou o respeito dos colegas, dos advogados, dos membros do Ministério Público, Defensores Públicos, servidores e jurisdicionados, com seu conhecimento, sua independência e sua atuação permanentemente voltada a honrar a magistratura do Distrito Federal”.

No discurso de despedida, ela citou a importância da gratidão, que considerou uma das virtudes que mais “enobrece o espírito humano”. “Somente as almas nobres são capazes de nutrir esse importante e elevado sentimento. E, ao ouvir palavras de gratidão dos eminentes colegas, dos queridos amigos, eu vislumbrei na presença de cada um a nobreza da alma que todos os eminentes desembargadores deste Tribunal ostentam.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?