Desembargador Renato Leal é reconduzido ao cargo de titular no TRE-DF
Magistrado continuará na função de desembargador eleitoral titular por mais dois anos. Publicação saiu no Diário Oficial da União desta 6ª
atualizado
Compartilhar notícia
A recondução do desembargador Renato Guanabara Leal de Araújo à função de titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) saiu no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (16/9). Selecionado para a vaga por meio do quinto constitucional — que reserva 20% das vagas nas cortes para advogados e integrantes do Ministério Público —, ele continuará na vaga por mais dois anos.
A publicação é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia escolhido o nome de Renato Leal após receber lista tríplice definida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Selecionado para a função em setembro de 2020 — quando assumiu o lugar do juiz Telson Ferreira, que chegou ao fim do mandato —, o desembargador ocupa o cargo de ouvidor regional eleitoral do DF desde maio de 2021 e de vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa.
À época em que foi selecionado para a função, Renato Leal atuava como procurador do DF havia 21 anos. Ele é filho do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vicente Leal de Araújo, aposentado em março de 2004.
Além disso, o desembargador eleitoral é sócio-fundador do escritório Leal & Leal Advogados Associado e, em julho de 2021, foi promovido a subprocurador-geral do DF, em virtude da aposentadoria de Cassimiro Marques de Oliveira.