Descoberto chega a 19,99%, mas Caesb descarta racionamento agora
A companhia só iniciará as interrupções quando “julgar necessário”. A empresa analisa volume de chuvas e ritmo de queda do nível de reservas
atualizado
Compartilhar notícia
Os níveis do Rio Descoberto chegaram a 19,99% da capacidade nesta quinta-feira (10/11). De acordo com resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), a partir de agora está autorizado o racionamento de água para 2,5 milhões de moradores do Distrito Federal, 86% da população brasiliense. No entanto, a Caesb afirmou que a interrupção e o rodízio no fornecimento não serão imediatos.
A empresa responsável pelo abastecimento de água no DF informou que antes de adotar o racionamento analisa com atenção o ritmo de queda dos reservatórios, as previsões de chuva para a região e o nível de consumo de água pela população”.
Assim, embora o principal reservatório tenha registrado capacidade abaixo de 20%, a suspensão do abastecimento só será executada quando a companhia julgar ser “o momento mais oportuno”.Quando decidir pelo racionamento, a Caesb terá que informar os moradores 24 horas antes dos desligamentos. Em princípio, o fornecimento não pode ultrapassar 24 horas. Se for necessária, a expansão do horário pode ser aprovada. O racionamento não pode ocorrer, ainda, em todas as cidades ao mesmo tempo.