metropoles.com

Descoberto cai a 9%, mas governo não crava ampliação de racionamento

Caesb entregou novo plano de ampliação de rodízio de água à Adasa, mas ainda não há definição de quando a medida será adotada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Racionamento de Agua – Barragem do Descoberto
1 de 1 Racionamento de Agua – Barragem do Descoberto - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Responsável por abastecer 65% da população do Distrito Federal, o nível da Barragem do Descoberto caiu a 9% nesta segunda-feira (23/10), o mais baixo da história. Esse índice era tratado como referência para outubro, mas foi revisado para 5%. Mesmo operando no limite, a ampliação do racionamento na cidade ainda é incerta.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) elaborou, na última semana, o plano de extensão do corte no fornecimento de água aos consumidores. O documento foi entregue, na tarde de segunda, à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) para análise e aprovação.

O novo plano de rodízio ainda está no papel, mas, extraoficialmente, já começou a ser aplicado em algumas regiões do DF. Em Brazlândia, por exemplo, o abastecimento está prejudicado e algumas áreas estão com fornecimento suspenso por 48 horas, entre elas as vilas São José, Setor Veredas, Setor Norte e Setor de Oficinas.

Na região administrativa, o córrego Barrocão, principal fonte de abastecimento, está com a captação de água reduzida a 40 litros por segundo. A outorga concedida pela Adasa para a Caesb captar e abastecer toda a cidade é de 104 litros por segundo.

Sobradinho e Planaltina passam por problemas semelhantes. Os córregos que abastecem as cidades também estão com a captação comprometida. Segundo a Caesb, a companhia “está realizando, como medida temporária, cortes sucessivos no abastecimento de algumas regiões para preservar os níveis de reservação e evitar falta de água em maior proporção”.

Embora em situação preocupante, o reservatório de Santa Maria apresenta resultado um pouco mais favorável: caiu para 24,2%. O valor de referência do mês é de 23%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?