metropoles.com

Descarte irregular da construção civil gera prejuízo milionário ao GDF

São quase R$ 4 milhões desembolsados mensalmente para corrigir o problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Oliveira/Agência Brasília
Placa-escrito-poibido-jogar-lixo-ou-entulho
1 de 1 Placa-escrito-poibido-jogar-lixo-ou-entulho - Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirma que gasta mensalmente quase R$ 4 milhões para recolher materiais de construção civil descartados em locais irregulares. Esse tipo de descarte é um crime ambiental que acaba tendo que ser resolvido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

“Estamos gastando os nossos recursos para essas atividades que vêm na conduta indevida do cidadão”, afirma a chefe de Medição e Monitoramento SLU, Andréa Almeida.

O GDF afirma que planeja uma série de ações visando a diminuição desse prejuízo, como o programa De Cara Nova, que transforma espaços de entulho em áreas limpas, arborizadas e de convivência.

Dez locais de descarte irregular já foram extintos em 2023. Mais de 7 mil toneladas de materiais já foram retirados, e outros cinco lugares serão alvo de transformação pela iniciativa até o fim do ano.

2 imagens
GDF disponibiliza 23 papa-entulhos para a destinação correta dos resíduos
1 de 2

Há sinalizações sobre como o descarte irregular proibido

Agência Brasília
2 de 2

GDF disponibiliza 23 papa-entulhos para a destinação correta dos resíduos

Tony Oliveira/Agência Brasília

Atualmente, o DF conta com 23 papa-entulhos, onde podem ser descartados restos de obras, móveis velhos, restos de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado. Os endereços estão disponíveis no site do SLU. Todos os brasilienses podem colocar até 1 m³ de resíduo diariamente.

Os descartes que não tem mais utilidade são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE). Os móveis que ainda podem ser úteis são doados para cooperativas e entidades assistenciais cadastradas.

Ao todo, 5 mil toneladas de resíduos de construção civil são recebidos pela URE todos os dias, e cerca de mil toneladas são reaproveitados como agregados de Resíduos de Construção Civil (RCC).

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) usam o material reaproveitado para recuperar vias sem asfalto nas áreas rurais do DF.

“É um material que conseguimos utilizar de volta no ciclo produtivo. Por isso é muito importante que seja feita a destinação correta do resíduo. Evita o gasto público, reaproveita em prol da sociedade e ainda ajuda o meio ambiente”, define Andréa Almeida.

“Ao contratar uma caçamba, o consumidor pode acompanhar o Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documento que mostra registra a destinação do entulho e garante que ele será enviado a uma URE”, completa Andréa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?