metropoles.com

Desaparecimento de jovem brasiliense no Peru completa 10 anos

Arthur Paschoali despareceu em dezembro de 2012 durante uma viagem ao Peru. Jovem foi visto pela última vez na cidade Santa Teresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
artur paschoali
1 de 1 artur paschoali - Foto: Facebook/Reprodução

O desaparecimento do jovem Arthur Paschoali completou 10 anos em dezembro de 2022. Ele estudava artes cênicas na Universidade de Brasília (UnB) quando decidiu viajar por seis meses pela América Latina. No Peru, desapareceu misteriosamente em dezembro de 2012, na cidade de Santa Teresa.

Apenas dois anos e meio depois do sumiço do brasiliense é que as autoridades peruanas decidiram investigar o caso como um crime.

O jovem trabalhava em um restaurante local, quando parou de dar notícias. Apesar de a investigação estar a cargo da polícia do país vizinho, uma ocorrência foi registrada no Distrito Federal. Sem ter contato com o filho desde então, Wanderlan de Souza Vieira, pai do estudante, disse ao Metrópoles, em 2019, que ainda não tinha perdido as esperanças.

A dor da espera: DF tem a maior taxa de desaparecidos do Brasil

A única notícia que ele conseguiu, em todos esses anos, foi por meio de uma repórter peruana. “Ela me disse que o Artur estava em poder do grupo Sendero Luminoso [organização de extrema-esquerda criada na década de 1960] e tinha sido vendido. Ele estaria sendo forçado a trabalhar em tradução de inglês, português e espanhol”, explica.

Em 2015, a Justiça chegou a enviar para perícia uma máquina fotográfica do dono do bar onde o estudante trabalhava – apontado como principal suspeito pelos pais do rapaz. Segundo a mãe do jovem, haviam mais de 500 fotos na câmera, das quais 102 teriam sido recuperadas.

Para encontrar o filho, a família já gastou mais de R$ 230 mil e precisou vender uma lanchonete e fazer empréstimos. Uma comissão formada por deputados distritais foi a Santa Teresa cobrar celeridade nas investigações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?