DER-DF volta com atendimento presencial para casos de multas e penalidades
É necessário o agendamento do serviço pela internet antes de comparecer à sede do órgão, que espera atender 80 pessoas diariamente
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta quinta-feira (22/10), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), retoma o atendimento presencial dos motoristas que precisam resolver questões de multas e penalidades. Localizado no Setor de Administração Municipal (SAM) Bloco C – Setor Complementares, na Asa Norte, o órgão funciona das 7h30 às 18h.
O cidadão deverá, antes de se dirigir ao DER-DF, agendar o atendimento de forma on-line, disponível no site do departamento. O serviço é exclusivo para defesa e recurso de multas, indicação de real condutor infrator, conversão em advertência, ressarcimento, segunda via de multas e devolução de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Licenciamento e Registro Veicular (CLRV) recolhidos.
Nas dependências do departamento, permanece obrigatório o uso de máscaras tanto pelos servidores quanto pelos cidadãos. Álcool em gel e medição da temperatura corporal também são oferecidos no local, bem como a adoção de distanciamento social.
O atendimento presencial havia sido interrompido, em março deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. Desde então, a assistência ao público no DER-DF era feito pelo e-mail requerimentos.multas@der.df.gov.br e pelos telefones 3111-5691 e 3111-5694. Esses canais serão mantidos.
“Inicialmente, vamos reabrir o atendimento agendado somente na sede, mas, caso haja necessidade de ajustes, o serviço poderá ser estendido ao 3° Distrito (Rodoviário, em Samambaia)”, explica o gerente de Infrações e Penalidades, Júlio Alves. A expectativa é de que, com o agendamento, sejam atendidas cerca de 80 pessoas diariamente, com tempo médio de 30 minutos para cada atendimento. Antes da paralisação do serviço presencial, o setor de multas atendia, em conjunto, na sede e no posto avançado, localizado no 3° Distrito Rodoviário, 400 pessoas por dia.
Detran-DF
Mais cedo, em publicação no Diário Oficial do DF, o Departamento de Trânsito da capital (Detran-DF) confirmou a retomada de até 70% do efetivo de servidores administrativos em jornada de trabalho presencial para esta quarta-feira (21/10). Somente setores com quantitativo superior a 30% de pessoas de grupo de risco estariam livres da instrução.
As chefias imediatas e diretorias da autarquia ficarão responsáveis pela organização do trabalho e revezamento dos servidores, respeitando a jornada de trabalho. Ainda, servidores que estavam em viagem internacional ou que tiveram diagnóstico confirmado para o novo coronavírus ficarão afastadas por 14 dias do trabalho presencial.