metropoles.com

DER-DF convoca servidores no ponto facultativo e agentes criticam

Categoria argumenta que não faz parte dos quadros da Segurança Pública e estaria dispensada pelo decreto do governador Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Servidores do Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) criticaram, nesta quarta-feira (18/03), a convocação de agentes de serviços externos por parte da direção do órgão.

Eles reclamam que a pasta não faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e, por isso, os funcionários deveriam ter sido dispensados por conta do decreto do GDF que estabelece ponto facultativo, até o fim da próxima sexta-feira (20/03), como medida de reduzir a transmissão do coronavírus no Distrito Federal.

De acordo com o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur, foram chamados apenas os servidores que fazem parte do quadro de segurança viária, controle de trânsito e de operações tapa-buraco. Eles realizam trabalhos externos, que, segundo o chefe do órgão, geram menor risco à saúde dos agentes.

“Precisamos ter responsabilidade, e o governo está tomando medidas drásticas, o que é louvável. Não pode todo mundo ir para casa e ninguém fazer nada. Precisamos, à medida do possível, continuar fazendo nosso trabalho e mantendo a normalidade dos serviços”, declarou Fauzi Nacfur, destacando a dispensa dos servidores administrativos.

O argumento do diretor não foi aceito pela Associação do Servidores do DER-DF (Asder). Segundo o presidente da entidade, Aurélio Pimenta, os agentes não poderiam ter sido chamados, uma vez que o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) não abre exceções.

“Eles estão dando um jeito para justificar a convocação dos servidores. O decreto não abre exceções e fala em órgãos da segurança pública. Chamaram todos que têm atividades de campo. Conversamos com nossos advogados e nos disseram que não deveríamos ter sido chamados para o trabalho, obedecendo o decreto do governo”, criticou Pimenta.

Aurélio Pimenta questiona ainda o fato de os trabalhadores estarem sendo convocados por telefone pelos próprios chefes. Para o presidente da Asder, a direção deveria ter emitido um ofício comunicando a convocação ou ocorrido uma alteração no decreto do governador.

Segundo o diretor-geral do DER-DF, contudo, não houve a necessidade de emitir um ofício para a convocação, uma vez que o decreto do governador se sobrepõe a outros documentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?