metropoles.com

Deputados se reúnem com gestores da Saúde no DF para discutir crise

A portas fechadas, os deputados distritais, a secretária de Saúde e o presidente do Iges-DF se reúnem na CLDF nesta 2ª

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Fachada da CLDF durante a última sessão ordinária do ano antes do recesso parlamentar CLDF 4
1 de 1 Fachada da CLDF durante a última sessão ordinária do ano antes do recesso parlamentar CLDF 4 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Após a repercussão de mortes de crianças na rede pública de saúde do Distrito Federal, os deputados distritais se reúnem com representantes da Saúde para discutir melhorias na rede. A reunião, a portas fechadas, acontece na tarde desta segunda-feira (27/5).

O encontro foi arranjado pelo presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz (MDB). A intenção é que a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Juracy Cavalcante, sejam ouvidos sobre os problemas da rede.

Além disso, os deputados pretendem apresentar críticas e sugestões aos gestores.

Em coletiva realizada na semana passada, o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, lamentou “cada vida perdida”. “[Foram] situações que, apesar dos investimentos [feitos], vieram a ocorrer. O trabalho e a orientação do governador Ibaneis [Rocha] é que fiquemos em constante evolução na área da saúde”, comentou.

No mesmo evento, a secretária Lucilene afirmou que a pasta “trabalha para salvar vidas”. “Todas as notícias, [todos os] fatos nos comovem e nos abalam. Pedimos, primeiro, força a Deus. E [tenho] a certeza de que a missão que me foi confiada é entregar [uma] Saúde de qualidade. Trabalhamos para salvar vidas.”

DF: 2024 tem a maior série histórica de mortes de bebês internados

Risco de CPI da Saúde

Além disso, o deputado Fábio Felix (Psol) pretende apresentar uma minuta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O distrital deve começar a colher assinaturas ainda nesta segunda.

A intenção da comissão seria averiguar como estão os gastos e investimentos da Saúde e do Iges-DF.

Para a criação de uma CPI, é necessário ter a assinatura de oito deputados. O bloco da oposição tem seis, que devem apoiar a iniciativa de Fábio. Faltariam, então, duas assinaturas pata que a CPI seja instaurada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?