metropoles.com

Deputados evangélicos na CLDF e no Congresso repudiam artigo “Todo castigo pra crente é pouco”

Rodrigo Delmasso, vice-presidente do Legislativo local, afirmou que texto publicado no Metrópoles “atingiu honra dos cristãos protestantes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rodrigo Delmasso
1 de 1 Rodrigo Delmasso - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), divulgou nota de repúdio ao artigo “Todo castigo pra crente é pouco”, assinado pelo colunista Anderson França e publicado pelo Metrópoles, no último dia 28.

A partir do caso da deputada federal e pastora Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, pastor Anderson, o artigo faz uma crítica ao apoio dado pelo segmento evangélico a políticos da extrema direita.

A nota de repúdio foi lida por Delmasso na sessão remota da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) de segunda-feira (31/8).

De acordo com Delmasso, o segmento evangélico ficou “profundamente ofendido” com o artigo. Nas palavras do parlamentar, o texto “cometeu um erro ao generalizar a crítica”. “Atingiu a honra de cada cristão protestante no DF”, pontuou o vice-presidente da CLDF.

No Congresso Nacional, o deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) também criticou o artigo. O parlamentar questionou severamente a publicação do texto.

“Ele faz diversas críticas aos evangélicos e cristãos. Esse lixo de matéria, uma matéria preconceituosa, contra pastores, contra quem tem sua fé voltada para Jesus. Ele diz num trecho que Jesus cheirou cocaína”, assinalou.

Vieira planeja debater a questão com a Frente Parlamentar Cristão no Congresso, para analisar uma eventual convocação do jornalista e do jornal. Indignado, o parlamentar quer um pedido público de desculpas.

“Como um cidadão pode usar um instrumento… falam de liberdade de expressão, mas isso é abuso… como pode atacar a fé cristã…
Fica a nossa indignação aqui, presidente”, completou.

Leia a nota de Delmasso na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Manifestamos publicamente nosso repúdio à matéria publicada no portal Metrópoles com o título “Todo castigo pra crente é pouco”, assinada pelo escritor Anderson França, no dia 28 de agosto passado.

O texto aborda de forma preconceituosa o comportamento de todo um segmento importante da sociedade brasileira e em especial brasiliense.

Toda e qualquer generalização de comportamento não contribui para o debate político desse momento, pois atinge de forma indistinta todo um segmento que, na sua maioria, é formado por pessoas cumpridoras de seus deveres, cientes de suas obrigações e o fazem sempre pautados em princípios, contribuindo de forma positiva para o aprimoramento de nosso crescimento enquanto sociedade.

Para que possamos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária amparada nos mais caros princípios democráticos, não podemos atacar de forma impensada o livre exercício de crença de cada cidadão, assim como feito no artigo mencionado, que a despeito de defender sua liberdade de expressão atingiu a honra subjetiva de cada cristão.

Para o pleno exercício da democracia é fundamental que sejam dissipados os preconceitos, a generalização e o estereótipo cristão-religioso.

A manifestação de fé nas suas mais variadas formas e pelos mais variados motivos constitui-se em um dos valores mais sagrados do homem e deve ser sempre preservada em prol da nossa sociedade.

Nesse sentido, o artigo não contribui para esse debate, pelo contrário, ele fomenta a divisão, o preconceito, o ódio e a intolerância, tudo aquilo que ele procura na prática combater.

Portanto, fica registrado em nome do segmento evangélico o nosso repúdio à matéria, pois atingiu de forma generalizada um dos mais importantes segmentos de nossa sociedade, composto por pessoas na sua maioria ordeira, de boa-fé e fiel cumpridora de seus deveres.

Eventual desvio de certas pessoas não tem o condão de macular todo um segmento, que continua fiel a seus princípios e os defendem de forma intransigente.

Deputado Delmasso

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?