metropoles.com

Deputados e OAB investigam denúncia de violência contra adolescentes em unidade de internação no DF

A visita à unidade de Santa Maria ocorreu na quarta (27/1). Há relatos também de irregularidade no transporte dos internos

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/Agência Brasília
Unidade de Internação de Santa Maria (UISM)
1 de 1 Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Representantes de entidades de direitos humanos, deputados e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF (OAB-DF), receberam relatos de violência contra adolescentes da Unidade de Internação de Santa Maria e iniciaram procedimento de investigação. Na quarta-feira (27/1), durante uma inspeção, colheram depoimentos de violência física e psicológica. Também há relatos de violações durante o transporte dos adolescentes para atendimentos externos, como no caso de consultas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Fábio Felix (Psol) e a Erika Kokay (PT), deputados do DF nas câmaras Legislativa e Federal, respectivamente, participaram das diligências com integrantes da OAB, Comissão de Direitos Humanos da CLDF e Conselhos de Serviço Social e de Psicologia.

Para o presidente da CDH na Câmara Legislativa, os relatos são muito graves e exigem apuração rigorosa. Também faltam especialistas como psicólogos e assistentes sociais para o atendimento adequado aos internos.

“Vamos cobrar providências do GDF. A socioeducação deve ter efetividade pra ressignificar trajetórias e não ampliar o tecido de violência”, reforçou Fábio Felix.

Já a deputada Erika Kokay relatou ter visto diversos problemas na estrutura da unidade de Santa Maria. “Vamos nos reunir com o governo e com outros órgãos para tratar das violências denunciadas. Não podemos naturalizar comportamentos que ferem o sentido da socioeducação e a dignidade humana”, destacou a federal.

Precariedade

Durante a diligência, os jovens denunciaram, ainda, a precariedade da alimentação servida a eles. Segundo contaram aos integrantes da força-tarefa, são servidas carnes estragadas e mingau doce misturado ao feijão.

Há, também, relatos de alagamento nos quartos dos adolescentes quando chove. As celas do “módulo de castigo” (quando os internos recebem punições) foram vistoriadas e estavam em “condições precárias de higiene e estrutura”, segundo a comitiva.

As denúncias foram registradas, os mandatos e entidades vão elaborar um relatório que será encaminhado ao Governo do Distrito Federal, ao Ministério Público do DF e Territórios e outros órgãos de controle para investigação.

3 imagens
Deputados e integrantes dos direitos humanos receberam denúncias de violência física e psicológica
Há a ainda a preocupação com o transporte dos internos
1 de 3

Vistoria em Unidade de Internação de Santa Maria

Imagens cedidas ao Metrópoles
2 de 3

Deputados e integrantes dos direitos humanos receberam denúncias de violência física e psicológica

Imagens cedidas ao Metrópoles
3 de 3

Há a ainda a preocupação com o transporte dos internos

Imagens cedidas ao Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?