Deputados distritais tomam posse em cerimônia na Câmara Legislativa
Solenidade teve participação do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB), da vice-governadora Celina Leão (PP) e de outras autoridades
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados distritais eleitos para a legislatura de 2023 a 2026 tomaram posse no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), neste domingo (1º/1). A cerimônia contou com a presença do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB), da vice-governadora Celina Leão (PP) e de outras autoridades.
Após cantarem o Hino Nacional e o Hino a Brasília, Joaquim Roriz Neto (PL), o mais jovem eleito, fez o juramento dos parlamentares. Logo depois, um a um, os 24 distritais eleitos subiram à tribuna para falar “assim o prometo”.
Diversos deputados aproveitaram o momento para quebrar o protocolo e dizerem algumas palavras que vão nortear o mandato. O Pastor Daniel de Castro (PP) chegou ao púlpito com a Bíblia em mãos, enquanto Fábio Felix (PSol) e Jorge Vianna (PSD) levaram bandeiras na hora da promessa: o primeiro, a de um arco-íris com as palavras “amor e respeito” escritas; o segundo, com a logo do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a assinatura do termo de posse, os distritais também receberam um broche de identificação parlamentar. O adereço dá livre acesso às dependências da CLDF e ao plenário da Casa.
Assim como em 2018, o parlamentar Jorge Vianna (PSD) esteve na posse com o uniforme do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por ser representante da categoria.
Também estiveram presentes outras personalidades políticas do DF, como a ex-distrital Arlete Sampaio (PT); os deputados federais Julio Cesar (Republicanos) e Bia Kicis (PL); a senadora eleita Damares Alves (Republicanos); o atual presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB); e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati.
Com renovação de 50%, a Câmara Legislativa começa 2023 com 12 novos deputados — nove em primeiro mandato — e 13 legendas representadas. Além da diversidade partidária, a Casa terá integrantes de diversos grupos, como evangélicos, LGBTQIA+, empresários, sindicalistas e das forças de segurança.
Confira o nome de todos os empossados:
- Fábio Felix (PSol)
- Chico Vigilante (PT)
- Max Maciel (PSol)
- Daniel Donizet (PL)
- Martins Machado (Republicanos)
- Robério Negreiros (PSD)
- Jorge Vianna (PSD)
- Jaqueline Silva (Agir)
- Thiago Manzoni (PL)
- Eduardo Pedrosa (União Brasil)
- Joaquim Roriz Neto (PL)
- Iolando (MDB)
- Pastor Daniel de Castro (PP)
- Hermeto (MDB)
- Roosevelt Vilela (PL)
- Doutora Jane (Agir)
- Rogério Morro da Cruz (PMN)
- Gabriel Magno (PT)
- João Cardoso (Avante)
- Paula Belmonte (Cidadania)
- Ricardo Vale (PT)
- Wellington Luiz (MDB)
- Pepa (PP)
- Dayse Amarílio (PSB)