metropoles.com

Deputados distritais querem concluir trabalhos até 12 de dezembro

Nesta semana, está prevista a entrada de 29 projetos de autoria do Executivo na pauta. Os parlamentares precisam ainda apreciar a LOA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Lima/Metrópoles
aprovados em segundo turno CLDF
1 de 1 aprovados em segundo turno CLDF - Foto: Bruna Lima/Metrópoles

Na última semana de votações antes do recesso parlamentar, a Câmara Legislativa promete apreciar pelo menos 29 proposições de autoria do Executivo e outras dos deputados distritais. Há ainda pendências de seis proposições que aguardam acordo para serem incluídas na pauta. Um dos projetos mais polêmicos é o que altera as regras de uso e ocupação dos lotes do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), pois aumenta o potencial construtivo dos prédios e pode elevar ainda mais o gargalo do trânsito na área.

A previsão é que todas as discussões sejam pacificadas e votadas até 12 de dezembro, próxima quinta-feira. Regimentalmente, o prazo para entrada do recesso legislativo depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e pode se estender até o dia 15 de dezembro. Porém, para não avançar a madrugada com votações ou deixar pendências, os deputados aceleraram os trabalhos na última semana.

No dia 4 de dezembro, os distritais aprovaram 50 projetos em primeiro e segundo turnos e outros 10 em primeiro turno: todos de autoria de parlamentares. O destaque foi para a criação do serviço de socorro para animais (SamuVet) e a gratuidade de transporte púbico em dias de vacinação.

O transporte de bichos seria semelhante ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): em caso da necessidade de socorro para animais – tanto domésticos quanto silvestres – o serviço poderá ser acionado.

Para esta semana ainda não há uma ordem de votação, mas elas se intensificam a partir desta terça-feira (10/12/2019). Passarão pelo plenário projetos de lei como o que reformula o Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF II) e o que cria o Programa Desenvolve-DF. Essa proposição tem o intuito de regularizar situações consolidadas oriundas de programas de desenvolvimento anteriores.

Há ainda remanejamento de verba com valores milionários à Companhia Energética de Brasília (CEB) e à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal  (Terracap).

Outra discussão que promete ser acirrada é a do Projeto de Lei Complementar nº 19/2019, de autoria do Poder Executivo. Ele define os limites físicos das regiões administrativas do DF e ficou apelidado de “projeto das poligonais“. Porém, há um impasse acerca da área do Areal. Parte da cidade ficará dentro de Arniqueira e outra parte em Taguatinga, o que pode provocar problemas para destinação de verbas e entre os moradores. A única escola da região, por exemplo, ficaria em Taguatinga.

Na noite desta segunda-feira (09/12/2019) foi distribuída uma pauta com as previsões de votações desta última semana de trabalho.

Confira:

8 imagens
1 de 8

Reprodução
2 de 8

Reprodução
3 de 8

Reprodução
4 de 8

Reprodução
5 de 8

Reprodução
6 de 8

Reprodução
7 de 8

Reprodução
8 de 8

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?