metropoles.com

Deputados distritais cobram plano contra variante de Covid-19 no DF

Comissão Especial de Vacinação enviou à Secretaria de Saúde pedido para a formulação de estratégias voltadas ao monitoramento da variante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Seringa
1 de 1 Seringa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectar a variante britânica da Covid-19 em Brasília, a Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa (CLDF) cobrou da Secretaria de Saúde um plano para o monitoramento específico da nova variante no Distrito Federal.

Segundo pesquisas preliminares, a variante pode ser até 35% mais letal do que outras cepas. Para o presidente na comissão da CLDF, deputado distrital Fábio Felix (Psol), é imprescindível a elaboração de um plano para monitoramento da questão.

Veja o ofício completo:

CLDF solicita mapeamento da nova variante de Covid-19 no DF by Metropoles on Scribd

De acordo com a tabela de dados da Fiocruz chamada Demonstrativo de Linhagens e Genomas Sars-CoV-2, a variante B.1.1.7 foi identificada entre as 11 amostras enviadas à instituição. Ainda não há informações sobre a data das ocorrências ou sobre os pacientes do DF infectados.

A Secretaria de Saúde aguarda o envio oficial das informações por parte da Fiocruz. Mas o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, reforçou que os cuidados preventivos contra a Covid-19 precisam ser cumpridos.

“Ainda não temos essa informação oficialmente. Precisamos receber as informações via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF), mas reforço que os cuidados devem continuar a ser tomados: uso de máscara, distanciamento social”, pontou Okumoto.

Segundo o secretário de Saúde, o laboratório de referência nacional é o Instituto Adolfo Lutz, mas o DF “está checando essas amostras que foram analisadas na Fiocruz”, afirmou.

Entorno

Dois casos da variante britânica foram confirmados, recentemente, em Valparaíso e em Luziânia, cidades goianas situadas no Entorno do Distrito Federal.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou os casos, após ser notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?