metropoles.com

Deputados distritais aprovam homenagem a Maria Cláudia Del’Isola

Projeto de lei dá o nome da estudante brutalmente assassinada, em 2004, a parque situado na EQS 111/112 sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
maria cláudia
1 de 1 maria cláudia - Foto: Arquivo pessoal

A estudante brasiliense brutalmente assassinada, em dezembro de 2004, que marcou a luta no Distrito Federal contra os crimes de violência sexual será homenageada. A Câmara Legislativa do DF aprovou, nesta terça-feira (23/10), o Projeto de Lei 1996/2018 que denomina como Parque Maria Cláudia Siqueira Del’Isola a área da EQS 112/113.

O PL, de autoria do deputado Wellington Luiz (MDB), tramitou em diversas comissões da Casa, sempre com pareceres favoráveis, e passou por audiência pública antes de ir a Plenário. “Maria Cláudia representa milhares de mulheres que ainda são vítimas de abuso sexual e têm todos os seus direitos humanos violados”, diz o autor na justificação do texto.

“Embora haja dores sem reparação e perdas impossíveis de serem amenizadas, a perpetuação de seu nome é uma homenagem de Brasília a ela e sua família”, completou o distrital. A matéria segue para sanção do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Relembre o caso
O corpo de Maria Cláudia, com 19 anos à época, foi encontrado três dias após o desaparecimento dela ter sido informado à polícia, em 9 de dezembro de 2004. A vítima estava enterrada no quintal da própria casa, com sinais de estrangulamento, estupro e facadas.

O crime aconteceu no Lago Sul, um dos bairros mais nobres de Brasília. O caseiro da família, Bernadino do Espírito Santo, foi apontado como o principal suspeito logo após o crime. Em 2007, ele foi condenado a 65 anos de prisão por estupro, assassinato e ocultação do cadáver.

A namorada de Bernardino, Adriana de Jesus Santos, foi condenada pela morte da estudante, em dezembro de 2004. Submetida a júri popular, a ré, pela sentença, teria de cumprir 58 anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?