Deputados distritais apresentam pedido para abertura da CPI do Iges
Parlamentares querem apurar diversas irregularidades envolvendo gastos no instituto responsável por parte dos hospitais e UPAs do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados distritais apresentaram pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de apurar irregularidades no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
O pedido foi apresentado na Câmara Legislativa (CLDF) nesta sexta-feira (19/02). O documento é assinado por Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT).
Para seguir em frente, o pedido precisa de ao menos oito assinaturas. Agora, o esforço do grupo é justamente colher adesões de mais distritais para conseguir o número necessário à abertura da comissão.
Veja o pedido de CPI do Iges:
CPI Iges-DF by Metropoles on Scribd
“É inadmissível assistir sem reação às frequentes e crescentes denúncias acerca da gestão do Iges-DF”, afirmaram os autores, em nota conjunta.
Farra dos cartões corporativos
O Metrópoles denunciou em primeira mão, em outubro do ano passado, o uso irregular do cartão corporativo do Iges-DF para compra de itens, como pizzas e salgadinhos, por exemplo.
Uma auditoria realizada pelo próprio Iges-DF confirmou o possível uso indevido de cartões corporativos pela cúpula da entidade e recomendou a suspensão imediata do recurso.
Com a CPI, os parlamentares pretendem apurar indícios de irregularidades em contratos terceirizados e quarteirizados, salários, nomeações, dívidas e licitações.
“No atual governo, por lá já passaram três diretores: o primeiro foi preso, enquanto exercia a função de Secretário de Saúde; os dois outros não duraram muito tempo e saíram sem que ficassem claros os motivos”, destacaram os autores do pedido de abertura da CPI do Iges.