Deputados aprovam homenagem a bombeiro da reserva que salvou família de incêndio
Sargento veterano do Corpo de Bombeiros, Carlos Lopes se deparou com incêndio e salvou família e bebê de 1 ano, em Samambaia, em abril
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados da Câmara Legislativa (CLDF) aprovaram, nesta terça-feira (2/5), uma moção de louvor ao bombeiro aposentado que salvou uma família de incêndio, em Samambaia. Em 22 de abril, o sargento Carlos Lopes, da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), resgatou do fogo uma bebê e os pais da criança.
Na sessão, os parlamentares aprovaram dois requerimentos, apresentados por Roosevelt Vilela (PL) e Paula Belmonte (Cidadania). A moção louva o “comprometimento, o profissionalismo e a dedicação demonstrados no ato de bravura”.
No dia do ocorrido, o sargento da reserva viu sinais de fogo na casa, na QN 202, enquanto passava pela região. O bombeiro encontrou os pais e a bebê na sacada, quando a fumaça ainda estava densa, e os moradores, desorientados.
Carlos Lopes entrou no imóvel, salvou a mãe e o pai da bebê, de 43 e 40 anos, respectivamente, além da criança, de 1. Pouco depois, equipes dos bombeiros chegaram ao local e apagaram o incêndio.
Além do quarto do casal, outros três cômodos da casa foram tomados pela fumaça. “Após o incêndio ser controlado, realizamos o procedimento de rescaldo, que consiste na averiguação, no resfriamento e na neutralização de possíveis novos focos”, divulgou o Corpo de Bombeiros, em nota, à época do caso.
A família ficou intoxicada pela fumaça e precisou de atendimento médico. A bebê teve tosse e vômito, enquanto o pai dela teve suspeita de queimadura nas vias aéreas.
Mãe e filha foram levadas para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), enquanto o pai foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência no tratamento de queimaduras.
Subtenente veterano do Corpo de Bombeiros, o deputado Roosevelt Vilela afirmou que a ação de Carlos Lopes revela a competência dos integrantes da corporação. “Apresentamos essa moção de louvor como forma de homenageá-lo. O ato de bravura demonstra o quanto nossos militares são bem preparados e não deixam de cumprir a missão de salvar vidas, mesmo na reserva. Meus parabéns ao meu colega de farda, sargento veterano Carlos Lopes, pela coragem. Saiba que toda a população do DF tem orgulho de você”, declarou o parlamentar.