Deputados aprovam criação de 5 lotes no Eixo Monumental de Brasília
Texto que define padrões dos terrenos ainda precisa passar por segundo turno antes de ser encaminhado para a sanção do governador do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados distritais aprovaram, na tarde da última quarta-feira (8/12), a criação de cinco novos lotes na parte oeste do Eixo Monumental, área central de Brasília.
O texto define critérios para o parcelamento e também os parâmetros de uso e ocupação de cada um deles. Os terrenos serão definidos entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). Os únicos votos contrários foram de Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Júlia Lucy (Novo).
O projeto – que ainda precisa passar pelo segundo turno de votação em plenário — trata de uma área total de 42.717,649 m². Uma emenda do líder do governo, deputado Hermeto (MDB), padronizou as áreas de todos os cinco em 7.125 m² cada, correspondendo a 95m (frente e fundo) por 75m (laterais).
Regras
A proposta também define a área máxima a ser ocupada e os tamanhos de cada terreno, assim como os afastamentos e alturas, além de vedar cercas para acesso ao local, por exemplo.
O texto aprovado direciona os lotes exclusivamente para atividades de caráter cultural e de uso público, como teatros e musicais, espetáculos de dança, biblioteca, museus, restaurantes e bares, por exemplo. O Museu da Bíblia deve ocupar um dos lotes.