Deputado quer conceder título de cidadão honorário do DF a Vinícius Jr
Parlamentar cita casos de racismo sofrido por Vinícius Jr.: “Como cidadão, destaca-se por seu talento, garra e representatividade”
atualizado
Compartilhar notícia
Um deputado do Distrito Federal propôs dar o título de cidadão honorário de Brasília ao jogador Vinicius Júnior. O distrital pastor Daniel de Castro (PP) apresentou o projeto na Câmara Legislativa do DF, justificando que o atacante carioca é um cidadão que se destaca por seu “talento, garra e representatividade” da cidade e do país.
Vinicius Júnior atua no Real Madrid e tem sido alvo de ataques racistas na Espanha. O projeto de decreto que pede a entrega do título é protocolado após mais uma atitude criminosa de torcedores do Valencia, que gritavam “mono” (macaco, em espanhol) sempre que Vinícius estava com a bola.
Daniel de Castro afirma, no texto do projeto, que “a Câmara Legislativa da capital federal é contra o crescente espírito de indiferença, alienação e hostilidade”. “Trata-se, portanto, de honraria diante de atos de relevante interesse social. O Brasil é Vini Jr. e não seria diferente nesta Casa de Leis.”
O projeto cita os casos de racismo que o atacante brasileiro já enfrentou ao longo da carreira e faz um repúdio bíblico.
“O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados pela humanidade. Devido ao pecado e à queda de Adão, o homem tem promovido, de forma pérfida, a exclusão, a desigualdade social e a violência. Absorto em maldade, esse homem, tem por séculos a fio, subjugado outro homem pelo simples fato de acreditar que possui supremacia sobre àquele que não faz parte da sua cultura e raça.”
O deputado e pastor argumenta que o tema racial não pode ser politizado como parte de um determinado espectro político. “A justiça não deve ser partidarizada, pois, antes, é um assunto também bíblico. O racismo deve ser combatido porque nosso Senhor ensinou que devemos amar uns aos outros assim como Ele nos amou”, traz o texto.