Deputado quer colocar o “Dia do Churrasqueiro” no calendário do DF
Em projeto apresentado na Câmara Legislativa do DF, deputado Martins Machado defende Dia do Churrasqueiro: “Preparar boa carne é uma arte”
atualizado
Compartilhar notícia
Churrasqueiros do Distrito Federal podem ganhar um dia oficial dedicado a eles. Isso porque um Projeto de Lei (PL) protocolado na Câmara Legislativa do DF quer instituir no calendário de eventos da capital o Dia do Churrasqueiro e do Parrilero.
O texto foi apresentado pelo deputado distrital Martins Machado (Republicanos). Na justificativa do projeto, ele ressalta: “Preparar uma boa carne é uma arte, e as expectativas das pessoas que irão desfrutar costumam ser alta”.
A proposta, que precisa de aprovação no plenário da Câmara e sanção do governador para entrar em vigor, traz a comemoração para todo último sábado do mês de maio. O distrital faz toda a contextualização de como surgiu o churrasco e como ele é feito para defender a oficialização da data.
“Pouco tempo atrás, o responsável por cuidar do churrasco em confraternizações, festas e reuniões familiares quase sempre era alguém da própria família, que acabava não aproveitando a ocasião – já que assar carne requer uma atenção para que não passe do ponto – e, convenhamos, isso não é justo, por mais que a pessoa goste da função. A partir disso, muitas famílias passaram a buscar por profissionais: os churrasqueiros!”
Ele ainda ressalta que “espetinhos também têm ganhado grande destaque” no comércio. “Além de serem simples no seu manuseio e muito saborosos e macios, apresentam baixo custo, praticidade, aproveitamento total, evitando assim o desperdício”, lembra o distrital.
Mais datas
A Câmara Legislativa recebe uma série de projetos para incluir novas datas em calendários oficiais do DF. Recentemente, a Casa tem em tramitação textos para celebrar o Dia da Gentileza Urbana, Dia do Paradesporto, Dia Internacional da Juventude, Dia da Mulher Advogada e a Semana de Conscientização da Importância da Alma, por exemplo.