metropoles.com

Deputado distrital quer liberar acesso ao X com VPN no DF

Projeto de lei foi protocolado pelo deputado distrital Thiago Manzoni (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo
1 de 1 imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Um projeto de lei apresentado na Câmara Legislativa (CLDF) quer autorizar “a utilização de tecnologias, como o Virtual Private Network (VPN), para acessar a rede social X dentro do o Distrito Federal.

Segundo a justificativa do projeto, de autoria do deputado distrital Thiago Manzoni (PL), a iniciativa visa “proteger a liberdade individual face a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor aplicação de multa diária de R$ 50 mil às pessoas naturais e jurídicas que utilizarem tecnologias, como o VPN, para acessar a rede social” de Elon Musk.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que, “ao autorizar o uso de VPNs, o DF está exercendo não só a sua competência legislativa, mas também a defesa das liberdades individuais dos cidadãos garantidas na Carta Magna, certificando a proteção das informações e preservação da privacidade na internet”.

VPNs são aplicativos ou sites usados para maquiar a localização do usuário de internet. Por meio deles, é possível navegar livremente pela rede, mesmo onde ela é controlada, como China e Cuba.

O projeto ainda precisa passar por apreciação dos demais deputados distritais no Plenário da Casa.

Proibição de acessar a rede X

Em 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás e liberou as VPNs no Brasil.

Com isso, Apple e Google poderão manter aplicativos de VPNs em seus catálogos. Apesar do recuo, Moraes manteve a multa diária de R$ 50 mil para brasileiros que acessarem o X por meio de VPNs.

Em outras palavras, permanece a determinação de Moraes que restringe o X, inclusive por meio do VPN, para todos que estiverem no Brasil. A pesada punição financeira continua valendo, inclusive, para internautas que usarem a rede social apenas para consumir conteúdo, mesmo sem publicar posts.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?